01/11/2024 às 16:31, atualizado em 01/11/2024 às 23:02

Papo Jurídico aproxima setores estratégicos e fortalece comunicação no IgesDF

Projeto da assessoria jurídica promove encontros para alinhar fluxos de trabalho e sanar dúvidas entre áreas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A assessoria jurídica (Asjur) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lançou, na quarta-feira (30/10), o projeto Papo Jurídico. A iniciativa busca melhorar a comunicação entre o jurídico e os demais setores, otimizar fluxos de trabalho e promover ciclos de encontros que aproximem equipes estratégicas do instituto.

Gestores de UPAs se reuniram durante o primeiro encontro do projeto, no auditório do Hospital de Base | Foto: Divulgação/IgesDF

O primeiro encontro foi realizado com a Superintendência da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, reunindo 43 gestores das unidades de pronto atendimento (UPAs) no auditório do Hospital de Base (HBDF).

Durante o evento, a equipe da Asjur apresentou a estrutura, os responsáveis pelas áreas e os principais tipos de demandas atendidas pelo setor jurídico, que dependem de tratativas das áreas técnicas e engajamento de seus gestores. O objetivo foi ampliar a interação entre os gestores sobre fluxos de trabalho.

Além de esclarecer dúvidas sobre gestão de pessoal, adoção de medidas para os usuários de saúde e expectativas relacionadas aos processos tratados pela Asjur e pelas UPAs, o encontro proporcionou um bate-papo aberto com a equipe jurídica.

Diálogos intersetoriais

Para os próximos encontros, os demais setores terão a flexibilidade de escolher a modalidade (presencial ou virtual, via Teams), o dia mais conveniente para sua participação e sugerir temas específicos que desejam abordar.

“A proposta é que cada setor se sinta à vontade para trazer suas dúvidas e necessidades para o Papo Jurídico”, disse Ana Paula Bouças Chaves, da Coordenação de Acompanhamento de Diligências de Órgãos de Controle. “Caso o encontro não esgote todas as questões, há possibilidade de repetirmos a atividade conforme a demanda.”

Esse espaço de troca fortalece a comunicação e o alinhamento entre a Asjur e os demais setores, garantindo que as orientações jurídicas cheguem de forma clara e prática aos gestores do IgesDF. O Papo Jurídico promete, assim, contribuir para um ambiente de trabalho mais integrado e seguro, facilitando o cumprimento de normas, fluxos e a mitigação de riscos.

*Com informações do IgesDF