04/11/2024 às 19:35

Segurança Pública inicia pesquisa interna de qualidade

Servidores da pasta terão até o dia 29 para responder a avaliação

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Com objetivo de identificar o nível de satisfação dos servidores, a Secretária de Segurança Pública do DF (SSP-DF), por meio de um acordo de cooperação técnica (ACT) junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deu início à Pesquisa de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. A participação e contribuição dos servidores ocorrerá de forma voluntária e poderá ser feita a partir desta segunda-feira (4) até o final deste mês, no dia 29 de novembro, quando será encerrada.

A pesquisa busca relacionar as principais percepções emocionais existentes e como elas estão influenciando o ambiente de trabalho. “A participação de todos os servidores é muito importante, pois, assim, poderemos mensurar o índice de satisfação das equipes, permitindo, desta maneira, que os gestores possam identificar possíveis pontos de melhoria, bem como reduzir o atual nível de absenteísmo e incrementar o senso de pertencimento no ambiente de trabalho”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Percepções emocionais podem influenciar no ambiente de trabalho e chegar ao atendimento à sociedade | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O ACT garante o desenvolvimento de uma cooperação mútua entre o Ipea e a SSP-DF. Após a coleta dos dados da pesquisa, um relatório será apresentado à pasta, o que permitirá o aprimoramento da prestação dos serviços afetos à segurança pública à comunidade do DF.

A pesquisa integra o Programa DF Mais Seguro-Segurança Integral que promove, por meio do eixo Servidor Mais Seguro, ações de investimento em qualidade de vida no trabalho, o aperfeiçoamento das habilidades e atenção à saúde dos profissionais de segurança pública, fomentando o bem-estar físico e mental, com impactos no serviço prestado à sociedade.

*Com informações da SSP-DF