05/11/2024 às 10:33, atualizado em 05/11/2024 às 22:01

Aberta a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com entrada gratuita, evento terá programação ao lado do Museu Nacional da República

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Começa nesta terça-feira (5) a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com atividades das 8h30 às 17h, até domingo (10), ao lado do Museu Nacional da República. Promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro tem a participação de diversos centros de pesquisa, ministérios, entidades do setor e do Sistema S, organizações sociais e universidades. A entrada é gratuita. 

Programação terá oficinas, seminários, exposições e palestras | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) participará do evento com dois estandes e oferecerá uma arena gamer com pontos de entrega voluntária (PEVs) para recolhimento de lixo eletrônico. Já o Planetário de Brasília promoverá atividades de astronomia, enquanto a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) apresentará seus principais projetos.

Reconhecida como o principal evento de popularização da ciência do país, a edição deste ano tem como tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A programação inclui palestras, oficinas, exposições, lançamentos de publicações, seminários, atividades culturais, entre outras atrações.

Um dos destaques será a segunda etapa do hackathon sobre o combate à desinformação sobre as mudanças climáticas. A competição contará com cinco equipes de estudantes de escolas públicas de todas as regiões do país, que deverão aprimorar o plano de ação elaborado na fase anterior e desenvolver o produto proposto com a orientação de mentores. 

A apresentação das soluções será na sexta (8), quando a equipe deverá responder à pergunta: “Como combater a desinformação sobre mudanças do clima considerando a sua realidade local?” 

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

⇒ Data: desta terça (5) a domingo (10), das 8h30 às 17h, na área externa do Museu da República. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre. 

*Com informações da Secti-DF