07/11/2024 às 14:10

Encontro de Educação em Tempo Integral promove troca de experiências e práticas inovadoras

Evento destaca impacto da educação integral na formação de jovens 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na manhã desta quinta-feira (7), teve início o II Encontro de Educação em Tempo Integral, realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A cerimônia de abertura reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades para celebrar e compartilhar as melhores práticas e os resultados da educação em tempo integral na Secretaria de Educação DF (SEEDF).

A banda do CEF 11 do Gama, uma das escolas participantes da I Mostra de ETI, se apresentou na abertura do encontro | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

“A educação precisa de parceiros, do apoio de todos para que possamos avançar nas pautas tão importantes”

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

Organizado pela Diretoria de Educação Infantil e Fundamental em Tempo Integral, da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subi), o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e boas práticas da educação integral. A mesa de abertura contou com a presença da Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros, da diretora da Diretoria de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Soares Martins Queiroz, e de representantes de instituições parceiras, que fortalecem a educação em tempo integral.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância das parcerias para o fortalecimento das pautas educacionais no DF e agradeceu o apoio de instituições como o Sebrae e o Senac: “A educação precisa de parceiros, do apoio de todos para que possamos avançar nas pautas tão importantes”. 

Desenvolvimento de habilidades

“A educação em tempo integral nos permite oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de protagonismo, de desenvolvimento”

Vera Lúcia Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral

A gestora também abordou a vocação histórica do Distrito Federal para a educação em tempo integral, relembrando a influência de Anísio Teixeira e sua visão de um ensino integral para Brasília desde a fundação da cidade. “Quando o Anísio Teixeira veio a Brasília, convidado por Juscelino Kubitschek, ele trouxe a ideia da educação integral e em tempo integral, criando as escolas parque para desenvolver habilidades além da formação geral, como artes e esportes”, lembrou.

Para ela, essa vocação deve continuar a ser expandida, com a construção de novos módulos em escolas, permitindo que mais alunos tenham acesso a uma jornada escolar integral e abrangente. “A educação em tempo integral nos permite oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de protagonismo, de desenvolvimento”,  reforçou a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros.

Vera celebrou as parcerias que têm fortalecido o projeto, como a colaboração com o Senac e o Sebrae. Ela citou a Escola Bilíngue de Taguatinga como exemplo de instituição que está sendo apoiada pelo Senac, especialmente na área de formação profissional e empreendedorismo para estudantes surdos. “O Sebrae é um parceiro que nos traz toda a parte conceitual, acreditando no empreendedorismo e na possibilidade de fazermos acontecer”, comentou.

Apresentação musical

O II Encontro de Educação em Tempo Integral abriu seu momento cultural com uma apresentação especial do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, uma das escolas participantes da I Mostra de ETI (Educação em Tempo Integral). Com um projeto musical ativo há 20 anos, a escola começou com uma banda de fanfarra e, ao longo dos anos, expandiu para integrar a parte flexível da ETI, oferecendo aulas de musicalização, coral, violino, viola, instrumentos de sopro e percussão.

Em parceria com a Orquestra Filarmônica de Brasília, o projeto também oferece oficinas de balé, teatro e coral, contando atualmente com uma banda sinfônica de 60 músicos, um coral de 40 vozes e um grupo de cordas com 20 alunos. Todos os estudantes do CEF 11 têm a música como parte do currículo, um diferencial que reforça o compromisso da escola com o desenvolvimento integral dos alunos.

Práticas exitosas

Após a cerimônia inicial, gestores da área de ETI conduziram a palestra Práticas exitosas na educação em tempo integral. Durante a sessão, foram apresentados casos de sucesso e estratégias aplicadas em escolas que atuam com ETI, visando inspirar novas iniciativas e enriquecer o repertório dos participantes. Os participantes dialogaram sobre abordagens que ampliam o acesso e a qualidade do ensino, promovendo um ambiente que valoriza a formação integral dos alunos.

No período vespertino, os estudantes apresentam, neste primeiro dia do encontro, a I Mostra de ETI. Divididos em quatro categorias – Apresentação artística, Demonstração prática, Banner e Curta-metragem -, os jovens exibirão projetos que integram arte, cultura e ciência, revelando o impacto positivo do ensino integral em suas vidas. 

O II Encontro de Educação em Tempo Integral, assinala a SEEDF, reforça o compromisso com uma formação educativa que ultrapassa as fronteiras da sala de aula, proporcionando aos estudantes um aprendizado amplo durante o qual habilidades acadêmicas, culturais e sociais se integram em prol de uma educação mais completa e inclusiva.

*Com informações da Secretaria de Educação