08/11/2024 às 15:04

Educação ambiental incentiva alunos na proteção do Cerrado

Projeto Atleta da Natureza fala sobre preservação ambiental e a importância do esporte para estudantes do Gama e do Sol Nascente

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Estudantes da rede pública de ensino do Sol Nascente e do Gama participaram, na quinta-feira (7), do projeto Atleta da Natureza, ação educativa para promoção da preservação ambiental e da importância da prática de esportes.

Nas palestras, os alunos aprenderam sobre a valorização do Cerrado e dos biomas brasileiros, suas riquezas de fauna e flora, a preservação de parques ecológicos e as pequenas ações diárias que podem ser implementadas para sua conservação.

A valorização dos biomas brasileiros e a riqueza da fauna e da flora nacional foram alguns dos temas da palestra a que os alunos assistiram | Fotos: Divulgação/ Atleta da Natureza

“A melhor forma de conscientizar os adultos é por meio das crianças. O que elas aprendem nas escolas levam para o seu dia a dia, repreendendo e ensinando a todos o que sabem. Por isso, o Brasília Ambiental tem um trabalho muito forte com crianças de todas as idades. Precisamos, cada vez mais, conscientizar sobre o valor o nosso Cerrado, que é o principal produtor de água”, afirma Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental.

Para enriquecer o aprendizado, o Brasília Ambiental apoiou o projeto com a doação de mais de 30 mudas típicas do Cerrado para a arborização das escolas, com plantio e cuidados sob a responsabilidade e o protagonismo dos estudantes. Pitombas, aroeiras, caraíbas, jacarandás, chichás, Ipês brancos, rosa, roxos e amarelos agora vão compor o paisagismo dos pátios e áreas verdes.

Corrida na natureza

As crianças plantaram mudas de ipês-rosa para marcar a preservação do Cerrado

Convidada especial desta edição, a atleta Daiane Barros participou de um bate-papo descontraído com os alunos sobre a trajetória esportiva dela. Iniciante nas corridas pelas Olimpíadas Escolares do Gama (Olimgama), hoje Daiane soma mais de 20 títulos nacionais, sendo a primeira brasileira a disputar o Campeonato Mundial de Corrida em Montanha. Ela também já representou o Brasil por mais três vezes em Campeonatos Sul-Americanos, e se destaca em 3° lugar do ranking da América Latina.

A interação revelou o berço de novos atletas no CEF 4 do Gama, que tem um elenco de medalhistas destaque e campeões em diversas modalidades, incluindo categorias paralímpicas. Futebol, corrida, levantamento de peso, lançamento de dardo e corrida com barreiras são algumas das modalidades esportivas nas quais os alunos subiram no pódio e já garantiram importantes vitórias.

“O esporte traz benefício para além da qualidade de vida, é uma mentalidade de superação e saber que você é capaz de vencer os desafios. Ser resiliente, entender cada processo, e só parar quando atravessar a linha de chegada é o maior legado que a corrida me deu. Compartilhar essa vivência e ver de perto histórias de sucesso que se iniciam na escola pública é indescritível”, celebra Daiane Barros.

*Com informações do Brasília Ambiental