14/11/2024 às 16:11, atualizado em 14/11/2024 às 18:49

Lagarto da espécie teiú-do-cerrado é reabilitado no Hospital da Fauna Silvestre

Réptil chegou ao hospital apático e desidratado e está apto para receber alta após tratamento

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Um lagarto da espécie teiú-do-cerrado foi resgatado e encaminhado para o Hospital e Centro de Reabilitação de Fauna Silvestre (Hfaus), onde recebeu atendimento e será liberado saudável. No dia 31 de outubro, o animal foi encontrado em condições debilitadas, apático e desidratado.

Foram realizados exames de imagem e laboratoriais de triagem para avaliar a saúde do réptil, além de um exame cardíaco. Os resultados não indicaram nenhuma alteração significativa e foi constatado que o teiú não apresentava complicações graves. Após um processo rigoroso de cuidados e monitoramento, que incluiu hidratação, alimentação adequada e acompanhamento constante, a saúde do animal foi progressivamente estabilizada. Com o quadro clínico normalizado, a equipe médica do Hfaus considerou o animal apto a receber alta.

A espécie Tupinambis quadrilineatus, característica do Cerrado, desempenha um papel importante no equilíbrio do ecossistema ao controlar populações de insetos | Foto: Caio Cavalcante/Brasília Ambiental

O resgate e a recuperação desse teiú ressaltam a importância do Hfaus para a conservação do cerrado. O réptil está pronto para ser reintroduzido ao seu habitat, onde poderá retomar seu papel vital no ecossistema do Cerrado.

A espécie Tupinambis quadrilineatus, característica do Cerrado, desempenha um papel importante no equilíbrio do ecossistema ao controlar populações de insetos. Como animal de hábitos onívoros e oportunistas, o teiú age como um “limpador” natural, promovendo a manutenção da qualidade do Cerrado.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental