Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/11/2024 às 15:49, atualizado em 20/11/2024 às 12:06
Projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania transforma a vida de mulheres por meio de mentoria e organização de oficinas e cursos de qualificação profissional visando à geração de renda
A artesã Adriana Batista, 40 anos, mãe de dois filhos autistas, começou a bordar pedraria aos 14 anos para ajudar os pais a pagar o aluguel. À medida que o seu trabalho foi sendo reconhecido e o dinheiro foi ajudando a quitar as suas contas ela entendeu que era uma empreendedora. Hoje, ela não só vende os seus produtos artesanais, como também dá oportunidade para outras mulheres, mães de crianças com TEA. Neste Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, o trabalho de Adriana e das outras mulheres que ela representa estão expostos na Galeria dos Estados, no espaço Cidadania em Ação, administrado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
O espaço é dedicado à exposição das participantes do projeto Banco de Talentos, promovido pela Sejus. Ele tem o objetivo de apoiar o empreendedorismo e fortalecimento econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência por meio da Feira de Talentos, da oferta de mentoria e da organização de oficinas e cursos de qualificação profissional visando à geração de renda.
“Queremos incentivar mulheres à frente de negócios para que ocorra o crescimento econômico e a promoção da igualdade de gênero. Uma mulher inovadora inspira as outras”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
“Nós estendemos o desafio dessas mulheres para conseguirem empreender. Elas têm que ter muita coragem, planejamento, organização e resiliência. Nós, da Sejus, entramos com as oportunidades. Queremos incentivar mulheres à frente de negócios para que ocorra o crescimento econômico e a promoção da igualdade de gênero. Uma mulher inovadora inspira as outras”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Além do Cidadania em Ação, a Feira de Talentos também ocorre em espaços gratuitos de comercialização de serviços e produtos confeccionados pelas empreendedoras participantes do projeto. A iniciativa é parte integrante do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorre nas regiões administrativas e durante o qual as mulheres têm a oportunidade de expor seus trabalhos em uma tenda específica.
Em ação recente, artesãs do DF também puderam expor suas peças no CasaPark Shopping. No geral, ao longo deste ano, até novembro, 179 artesãs do Banco de Talentos participaram dos eventos do GDF Mais Perto do Cidadão; outras 32 das três edições da Feira de Talentos nos shoppings; e 67 mulheres atendidas pelo Programa Direito Delas ainda estiveram nas oito oficinas de artesanato.
A empreendedora Joyce Marques, 36 anos, é presença constante nas edições da Feira de Talentos. Presidente da Casa Akotirene, uma associação de mulheres negras de Ceilândia Norte, ela comemorou o Dia do Empreendedorismo Feminino com a exposição de roupas seminovas no espaço Cidadania em Ação. “Eu tenho muito carinho pelo programa e por este espaço, porque eu já o ocupo há um bom tempo, assim como outras mulheres que transformaram sua vida aqui”, ressaltou.
Como participar do Banco de Talentos
O ingresso no projeto é feito por meio de encaminhamento da Sejus ou de quaisquer órgãos da rede de proteção à população do DF e Entorno ou por interesse da mulher que deseja prestar mentoria ao grupo. As oficinas, cursos e demais atividades serão promovidos por meio de parcerias entre a Sejus e órgãos, entidades ou profissionais habilitados, nos núcleos de atendimento do programa Direito Delas, a fim de oferecer aprimoramento e qualificação às participantes do projeto. Informações sobre a participação no projeto podem ser obtidas pelo e-mail da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav): subav@sejusdf.gov.br.
A mestra artesã Rose Mendes, que está coordenando a exposição no espaço Cidadania em Ação, ressalta o que simboliza esta iniciativa na vida dessas mulheres. “Essas mulheres do Banco de Talentos são empreendedoras que fazem a diferença. Aqui, elas têm a noção do tamanho do passo que elas vão poder dar”.
*Com informações da Sejus-DF