26/11/2024 às 15:03

Saúde Mais Perto do Cidadão expande atendimento; entenda diferenças entre as estruturas

Programa conta com duas frentes de trabalho, Minha Saúde e A Tenda +, que já realizaram mais de 120 mil serviços médicos em diversas cidades

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

O Governo do Distrito Federal (GDF) oferece duas estruturas itinerantes de assistência médica gratuita à população. Lançado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão ganhou duas vertentes, o Minha Saúde e o A Tenda +, que ampliam o atendimento em cinco cidades. Mesmo com dinâmicas de inscrição diferentes, ambas possuem o mesmo objetivo: levar cuidado médico gratuito e de qualidade às regiões mais carentes do DF.

Oferecendo duas estruturas diferentes, o Saúde Mais Perto do Cidadão já realizou mais 120 mil atendimentos em diversas cidades do Distrito Federal | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

As iniciativas do GDF contam com o apoio de emendas parlamentares – o Minha Saúde recebe verba do deputado federal Gilvan Maximo, enquanto o A Tenda + tem fomento do deputado federal Alberto Fraga. Entre os mais 120 mil atendimentos realizados pelo Saúde Mais Perto do Cidadão, cerca de 22 mil consultas ambulatoriais são nas especialidades de clínica médica, cardiologia, oftalmologia, nefrologia, mastologia, ginecologia, endocrinologia, urologia, enfermagem, nutrição e psicologia, além de serviço social.

De acordo com a secretária de Saúde Lucilene Florêncio, o Saúde Mais Perto do Cidadão é um programa que visa atender uma demanda reprimida nas cidades do Distrito Federal. “Além dessas duas estruturas que já estão nas ruas, uma em forma de carreta e outra em forma de tenda, temos mais três engatilhadas para o primeiro bimestre de 2025. Duas referentes à saúde bucal e outra oftalmológica. Teremos uma diversidade de entregas dentro do Saúde Mais Perto do Cidadão”, declarou.

O programa oferece atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cardiologia, oftalmologia, mastologia, ginecologia, endocrinologia, urologia e nutrição

Diferenças

O Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde já realizou atendimentos em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama e São Sebastião. A próxima parada será no Paranoá, a partir desta quarta-feira (27). Na última semana, o programa ganhou reforço com o Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda +, que amplia o atendimento em cinco cidades, sendo o Riacho Fundo a primeira cidade a receber a nova estrutura. O serviço ficará a cargo de profissionais do Hospital São Mateus.

A diferença do A Tenda + se dá pela forma de inscrição, que é feita via agendamento online, além do número de dias que a estrutura ficará em cada cidade. Enquanto o Minha Saúde normalmente funciona apenas nos finais de semana, ao longo de seis meses, cada uma das cinco regiões administrativas selecionadas receberá o A Tenda + por dez dias, com a expectativa de atender 300 pessoas diariamente, totalizando três mil em cada local. Entre os dias 20 e 29 de novembro, uma estrutura de 1.200 metros quadrados será palco de atendimentos para seis especialidades médicas, com assistência das 8h às 17h.

O Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde já realizou atendimentos em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama e São Sebastião

Disponibilizados gratuitamente, os serviços abrangem consultas nas especialidades de ginecologia, pediatria, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, e ortopedia. Entre os exames oferecidos estão eletrocardiograma, tonometria, fundoscopia e mapeamento de retina, ceratometria e refratometria, biomicroscopia, hemograma completo, glicose, ureia, creatinina, lipidograma, triglicerídios coagulograma e hemoglobina glicada.

Como participar

Para acessar os serviços em saúde do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, basta apresentar documentos para o cadastro no sistema, como carteira de identidade, CPF e cartão do SUS. Também é preciso informar um número de telefone para contato.

Além das duas estruturas que já estão nas ruas, uma em forma de carreta e outra em forma de tenda, outras três modalidades devem ampliar os atendimentos médicos no primeiro bimestre de 2025

Já no Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda +, é preciso fazer a marcação pela internet. Estão previstos 7,5 mil exames de sangue, mil de PSA (próstata), 800 de BHCG (gravidez), 3 mil ultrassonografias, 1,4 mil exames de papanicolau, 2 mil eletrocardiogramas, mil radiografias, 100 tomografias e 3 mil exames oftalmológicos.

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta, a partir do dia seguinte, ou enviados via WhatsApp (99812-6936) pelo sistema do laboratório de forma automática, assim que forem concluídos e liberados. O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48h; urina, 72h; e prevenção (PCCU), 15 dias. Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo. A senha para acessar o documento é a data de nascimento do paciente.

Cronogramas

Confira as datas e locais que cada projeto do Saúde Mais Perto do Cidadão ainda vai percorrer:

→ Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde

· Paranoá: 27 a 30 de novembro
· Itapoã: 11 a 14 de dezembro
·
Sobradinho II: 8 a 11 de janeiro de 2025
·
Planaltina: 22 a 25 de janeiro de 2025
·
Estrutural: 5 a 8 de fevereiro de 2025
·
Brazlândia: 19 a 22 de fevereiro de 2025

→ Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda +

· Riacho Fundo: 20 a 29 de novembro
· Sol Nascente: 11 a 20 de dezembro
·
Estrutural: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025
·
Ceilândia: 19 a 28 de fevereiro de 2025
·
Santa Maria: 12 a 21 de março de 2025