Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/11/2024 às 19:41, atualizado em 27/11/2024 às 22:14
Durante solenidade de entrega, governador Ibaneis Rocha autorizou licitação de projetos para construção de estacionamento subterrâneo do Supremo
O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu o plantio de 5.625 mudas de árvores no Bosque dos Constituintes, localizado na Praça dos Três Poderes, atrás do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram escolhidas 1,3 mil espécies nativas do Cerrado, com predominância dos ipês amarelo e roxo, cartões-postais de Brasília, para oferecer um ambiente de lazer e descanso aos trabalhadores e frequentadores da área.
O acordo para o plantio foi firmado em setembro, pelo governador Ibaneis Rocha, pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e pelo presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite. Durante a solenidade de entrega, houve a assinatura do termo que autoriza a licitação de projetos para construção de estacionamento subterrâneo no STF. A previsão é que o espaço tenha 600 vagas para veículos, das quais 500 serão reservadas para o efetivo do tribunal.
Ibaneis Rocha definiu Brasília como “cidade verde” e citou as conquistas deste GDF em relação à arborização. “A Novacap tem um dos maiores viveiros de plantas do país e nós temos a grata satisfação de já ter plantado no Distrito Federal, desde o início do nosso governo, 6 milhões de mudas de árvores. Assim, Brasília cumpre quatro vezes mais a determinação da OMS no que diz respeito às áreas verdes da cidade. Isso, além de trazer o embelezamento, e ouvimos isso de todos aqueles que visitam a nossa capital e daqueles que moram aqui, reflete no cenário nacional como qualidade de vida. E não é à toa que a nossa cidade foi eleita agora a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil”, enfatizou.
Sobre o estacionamento subterrâneo, o chefe do Executivo afirmou: “Eu, que sou advogado de formação, sei a dificuldade que é para conseguir vagas nesse lugar. Então, teremos que atuar de forma conjunta para melhorar esses acessos e dar mais segurança para as pessoas, em parceria com o Governo Federal, para iluminar melhor essa região, trazendo mais segurança para os servidores, para os advogados, e para todos que circulam aqui e que muitas vezes precisam sair num horário mais avançado por conta do trabalho.”
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou que o plantio compõem o plano para neutralização das emissões de gases de efeito estufa gerados pelas operações da Corte. “O que nós não conseguimos eliminar em termos de desgaste, de emissão de carbono e gases de efeito estufa em geral, estamos compensando com o plantio dessa grande quantidade de árvores aqui no Bosque dos Constituintes”, destacou.
“Se cada um contribuir dentro das suas possibilidades pessoais e institucionais para o enfrentamento da mudança climática, acho que teremos chance de avançar nesse processo, conscientizar a sociedade de uma maneira geral e entregar um planeta melhorzinho para os nossos filhos e os nossos netos.”
Barroso observou também o diferencial que o bosque surtirá no dia a dia de quem frequenta a região: “Sou criado no Rio de Janeiro, mas adoro Brasília e essa perspectiva de se criarem esses espaços verdes e arborizados, inclusive com árvores frutíferas, tendo praticamente uma horta em plena praça dos três poderes. É um privilégio que acho que poucas capitais do mundo podem desfrutar.”
Cerrado
Entre as espécies plantadas no bosque dos constituintes, além dos ipês amarelos e roxos, há angico-preto, jatobá, jequitibá-rosa, ingá-mirim, cedro, jenipapo, cambuí, quaresmeira, aroeira, entre outras. As árvores são nativas do Cerrado e foram selecionadas conforme as características de adaptação ao solo do bosque.
O projeto foi elaborado pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, responsável pela arborização das regiões administrativas. As atividades começaram em 18 de outubro, com a supressão de árvores existentes e a preparação do solo e das mudas. Dez dias depois, foi iniciado o plantio, com finalização média de 500 berços por dia, até o último dia 4. Para que as mudas cresçam e gerem sombra e frutos, haverá controle fitossanitário constante, evitando, inclusive, que formigas e outros insetos causem a morte das mudas.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, recordou a história do bosque, criado por ocasião da Constituição Federal de 1988, e observou a necessidade de recuperação da área. Segundo ele, o espaço foi pensado para preservar o meio ambiente da capital e oferecer mais contato à natureza para a população.
“Aqui teremos espécies frutíferas, que vão ter alimento para os pássaros e animais nativos aqui da região. E não basta plantar, você tem que cuidar. Ainda mais porque tem um processo de mudas que não vingam, tem mudas que sofrem algum ataque de formigas, essas coisas. Vamos trabalhar permanentemente para cuidar para que esse parque se transforme em um espaço de lazer”, ressaltou Leite.
A chegada de novas árvores ao bosque significa “renovação” para a servidora do STF, Patrícia Viana. Ela compareceu à solenidade de entrega das mudas e participou do plantio simbólico de uma delas. “A iniciativa de revitalizar esse bosque é muito importante, o que se entrega aqui é para gerações futuras e o propósito é muito maior”, disse. “Um local mais arborizado proporciona um ambiente mais limpo para as pessoas que vêm visitar Brasília, que costumeiramente sempre se impressionam com o quão arborizado é a cidade, e vão ficar ainda mais encantadas com esse bosque arborizado, com árvores frutíferas, que também é uma característica marcante de Brasília.”