03/12/2024 às 13:28, atualizado em 03/12/2024 às 13:51

Empreendedorismo feminino é tema de seminário na Casa da Mulher Brasileira

Com a participação de 54 mulheres, em Ceilândia, o evento destacou o protagonismo feminino nos negócios

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria da Mulher (SMDF) promoveu, nesta terça-feira (3), um seminário de empreendedorismo feminino na Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Ceilândia. O evento reuniu 54 mulheres determinadas a transformar as próprias histórias e construir um futuro mais autônomo e promissor.

Com foco em capacitação, orientação e oportunidades de conexão, o seminário teve o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino nos negócios. A iniciativa foi idealizada para beneficiar mulheres que lideram pequenos empreendimentos, tanto em áreas urbanas quanto nas rurais, reconhecendo a importância da atuação delas para a economia local e o impacto positivo em suas comunidades.

Letícia Campos: “O empreendedorismo feminino, embora desafiador no Brasil, é também uma poderosa ferramenta de transformação” | Fotos: Vinicius de Melo/SMDF

“Quando as mulheres conquistam a autonomia financeira, deixam de depender de terceiros para seu sustento, abrindo caminhos para se libertarem de relacionamentos abusivos e violentos. O empreendedorismo feminino, embora desafiador no Brasil, é também uma poderosa ferramenta de transformação. Nós, mulheres brasileiras, carregamos em nossa essência a capacidade de criar, recriar e nos reinventar diariamente”, afirmou a subsecretária de Promoção das Mulheres, Letícia Campos.

O seminário contou com palestras abordando temas fundamentais para o sucesso nos negócios. Entre os tópicos discutidos, destacam-se o empreendedorismo como oportunidade, com ênfase nas tendências de mercado; e a importância de investir em áreas em crescimento, como o setor de beleza. Também foram abordadas estratégias para o desenvolvimento da marca pessoal e aprimoramento da comunicação, ferramentas essenciais para quem deseja se destacar no mercado.

Andrea Carneiro: “Quando você empreende, adquire um horário flexível para estar com o filho e também pode garantir sua renda”

Andrea Carneiro, de 46 anos, moradora do Sol Nascente, emocionou o público ao compartilhar história de superação e transformação. “Empreender é se reinventar. Até porque, na maioria das vezes, não temos com quem deixar nossos filhos para trabalhar. Quando você empreende, adquire um horário flexível para estar com o filho e também pode garantir sua renda. Tudo começou para mim em 2019, quando tive que me reinventar com o artesanato. Hoje sou artesã, faço cachecóis. A minha marca me tirou da depressão e me dá uma possibilidade de renda. O empreendedorismo veio para mudar minha vida”, relatou.

Espaço Empreende Mais Mulher

Os espaços Empreende Mais Mulher foram criados para promover ações conjuntas voltadas para todas as mulheres do Distrito Federal, com foco especial àquelas em situação de vulnerabilidade social. Com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, fortalecer o empreendedorismo feminino, gerar renda, além de orientar sobre a prevenção em saúde e políticas de cuidados, os espaços também incentivam a melhoria da qualidade de vida e da autoestima feminina.

⇒ Espaço Empreende Mais Mulher – Ceilândia
Endereço: 2º andar da Casa da Mulher Brasileira (CNM 1, Bloco I, Lote 3)
Horário: Das 8h às 17h
Telefone/WhatsApp para contato: (61) 98199-1146

⇒ Espaço Empreende Mais Mulher – Taguatinga
Endereço: 2º andar da Agência do Trabalhador (Setor C 04, Lote 03, Taguatinga Centro).
Horário: 8h às 17h
Telefone/WhatsApp para contato: (61) 99206-6788

*Com informações da Secretaria da Mulher

03/12/2024 - Empreendedorismo feminino é tema de seminário na Casa da Mulher Brasileira