05/12/2024 às 15:30

UTI do HRSM recebe certificado de participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva

Iniciativa, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, tem o objetivo de coletar dados para mensuração dos principais indicadores de desempenho na Terapia Intensiva, contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança dos pacientes

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu, nesta semana, o certificado de participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). A iniciativa certifica as UTIs que coletam dados para mensuração dos principais indicadores de desempenho na terapia intensiva, contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança dos pacientes.

Certificado de participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), reconhece trabalho desenvolvido na UTI adulta do Hospital Regional de Santa Maria | Foto: Divulgação/IgesDF

“Ter este certificado é ter o reconhecimento de que a nossa UTI está inserida em um sistema oficial de UTIs brasileiras seguindo as normas e metas adequadas a uma UTI, que se monitora com a correta compilação de dados informados. Para isso, temos um colaborador exclusivo para este serviço e o pessoal do administrativo”, explica o chefe do Serviço da UTI Adulto do HRSM, Alberto Gurgel.

“Eu e o dr. Thiago Omar, gerente de pacientes críticos, entramos há cerca de dois anos e, juntos, instituímos protocolos e uma gestão profissional e técnica. Tudo com o aval da nossa diretoria e superintendência, que confiaram no nosso trabalho e nos deram apoio. Além da integração da equipe multidisciplinar, importantíssimo para o andamento do serviço, pois no final geral tais reconhecimentos”, conclui.

Registro Nacional de Terapia Intensiva

O projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país.

Além disso, o projeto pretende estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulta e pediátrica e, com isso, melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. Os hospitais participantes recebem certificados com selos de participação no registro nacional e de gestão de indicadores.

*Com informações do IgesDF