23/12/2024 às 09:42, atualizado em 23/12/2024 às 12:12

2024 foi o ano da expansão e da consolidação da inclusão digital no DF

Avanços feitos ao longo de 2024 permitiram que o DF se consolidasse como um polo emergente de ciência, tecnologia e inovação

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Mais de 40 projetos impulsionaram o setor de ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal em 2024. O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), implementou políticas públicas voltadas à inclusão digital, conectividade e inovação.

Para Leonardo Reisman, secretário da Secti-DF, “2024 foi o ano da expansão e consolidação da inclusão digital no DF, com iniciativas como Gamifica DF, Inova Tech e Reciclotech. Também promovemos grandes eventos, como a Campus Party, o Innova Summit e o Pixel Show. Em 2025, nosso objetivo é ampliar ainda mais essas políticas públicas”.

O programa Gamifica DF, focado na inclusão digital, ofereceu cursos de design, desenvolvimento e marketing de jogos eletrônicos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Na área de sustentabilidade, o Reciclotech foi ampliado para cinco macrorregiões, alcançando números expressivos: 3.919 equipamentos recondicionados e mais de 2.065 alunos certificados. O impacto ambiental foi significativo, com resíduos recolhidos equivalentes a encher 830 caminhões, além de uma economia de 640 milhões de litros de água.

O programa Gamifica DF, focado na inclusão digital, ofereceu cursos de design, desenvolvimento e marketing de jogos eletrônicos. Mais de 3.096 estudantes participaram das atividades presenciais e online. Em 2025, a iniciativa será expandida para Centros Olímpicos, Paralímpicos e escolas públicas, aumentando o alcance para outras regiões administrativas.

Em comemoração aos 50 anos do Planetário, o espaço foi palco de exposições, oficinas e eventos como o Festival Internacional de Mídias Imersivas e Fulldome. O projeto comemorativo atraiu mais de 97.500 visitantes ao longo do ano.

A sexta edição da Campus Party Brasília reuniu 145 mil pessoas no estádio Mané Garrincha, oferecendo mais de 500 palestras e workshops sobre cultura maker, inteligência artificial, games e empreendedorismo, com 400 horas de programação distribuídas entre a Área Open e a Arena Campus.

Na área de sustentabilidade, o Reciclotech foi ampliado para cinco macrorregiões | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Innova Summit, em sua quarta edição, contou com 38 mil participantes e 170 startups no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento movimentou a economia local, gerando projeções de R$ 150 milhões em negócios futuros.

Brasília também recebeu, pela primeira vez, o festival Pixel Show, em novembro. O evento, focado em arte, tecnologia e criatividade, atraiu 15 mil participantes, incluindo profissionais da economia criativa, estudantes, pesquisadores e artistas.

No final do ano, a Secti-DF inaugurou o Espaço de Inovação no Setor Comercial Sul, reforçando o desenvolvimento econômico, a capacitação profissional e os esforços de revitalização da região.

Com esses avanços, 2024 consolidou o DF como um polo emergente de ciência, tecnologia e inovação. Em 2025, novas iniciativas estratégicas estão planejadas para transformar a região em uma referência nacional no setor.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF)