08/01/2025 às 13:26, atualizado em 08/01/2025 às 22:21

Projeto Comunicador do Futuro abre inscrições para cursos gratuitos no Recanto das Emas

Iniciativa capacita jovens e adultos nas áreas de comunicação e audiovisual; aulas começam na segunda-feira (13)

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Recanto das Emas já tem data para receber a segunda edição do projeto Comunicador do Futuro. Por lá as atividades terão início na próxima segunda-feira (13), com cursos gratuitos voltados para comunicação e audiovisual. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e visa capacitar jovens, adultos e produtores culturais para o mercado de trabalho.

Projeto formou aproximadamente 400 alunos na primeira edição, em Samambaia e Ceilândia | Foto: Divulgação

Após o sucesso da primeira edição, que formou cerca de 400 alunos em Samambaia e Ceilândia, o Comunicador do Futuro vai levar ao Recanto das Emas aulas de fotografia, operação de áudio, produção audiovisual e gestão de redes sociais. Com horários disponíveis nos turnos da manhã e da tarde, as atividades serão presenciais, na Quadra 104, antigo estacionamento da Castelo Forte.

Economia criativa

“O projeto vai além da formação técnica, pois conecta os alunos com a realidade do mercado de trabalho”

Dilma Imai, coordenadora do projeto

Os cursos são abertos a cidadãos com idade acima de 16 anos, incluindo idosos e pessoas com deficiência (PcDs). Interessados podem se inscrever em até duas modalidades. Para garantir a vaga, basta acessar o site do projeto ou ligar para (61) 98373-9556.

“O projeto viabiliza oportunidades para que possam se capacitar e, assim, aumentar a chance de entrarem em um mercado de trabalho competitivo, que precisa de novos talentos”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. “Ao apoiar essas ações, a Secretaria de Cultura contribui para o desenvolvimento da economia criativa do DF e, principalmente, para a melhoria da perspectiva de futuro desses jovens.”

Coordenadora do projeto, Dilma Imai também comemora o impacto da iniciativa: “Temos recebido relatos emocionantes de ex-participantes que já estão atuando no mercado. O projeto vai além da formação técnica, pois conecta os alunos com a realidade do mercado de trabalho. A economia criativa é um dos pilares, e temos visto como as habilidades desenvolvidas nas aulas ajudam a transformar a vida dos participantes”.

Cursos e horários

⇒ Fotografia: 10h às 12h ou 16h às 18h
⇒ Operação de áudio: 10h às 12h ou 16h às 18h
Produção audiovisual: 8h às 10h ou 14h às 16h
Gestão de redes sociais: 8h às 10h ou 14h às 16h.