23/01/2025 às 12:06

Laboratório de Hemostasia do Hemocentro de Brasília recebe certificação de excelência

No processo de certificação, equipamento obteve um desempenho superior a 80% em 2024

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

O Laboratório de Hemostasia da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) recebeu o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, um reconhecimento nacional que confirma a excelência e a precisão dos exames realizados. Concedida pela Control Lab e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – Medicina Laboratorial (SBPC-ML), a certificação reflete o compromisso do laboratório com a qualidade e a segurança nos diagnósticos que impactam diretamente a saúde dos pacientes atendidos pela rede pública de saúde do DF.

O programa de controle de qualidade garante resultados fidedignos e precisos, fundamentais para diagnósticos eficazes e segurança nos tratamentos | Foto: Divulgação/FHB

O processo de certificação incluiu três rodadas de avaliação realizadas ao longo de 2024, nas quais o laboratório obteve um desempenho superior a 80%. Esses resultados confirmam a exatidão e a consistência dos exames realizados, requisitos essenciais para acreditações laboratoriais de normas como as ISO 15189 e 17025. O Ensaio de Proficiência, ferramenta utilizada nesse processo, não apenas auxilia na identificação de falhas, mas também promove a adoção de medidas corretivas e preventivas, contribuindo para melhorias contínuas na rotina laboratorial.

O Laboratório de Hemostasia desempenha funções cruciais para o diagnóstico e acompanhamento de coagulopatias hereditárias, identificação de plaquetopatias e estudos de recuperação e vida média de pacientes em tratamento. Também gerencia a plasmateca dos pacientes com coagulopatias, fortalecendo sua contribuição para a saúde pública.

O programa de controle de qualidade garante resultados fidedignos e precisos, fundamentais para diagnósticos eficazes e segurança nos tratamentos. A certificação não é apenas uma exigência legal, mas um elemento indispensável para o aprimoramento constante dos processos. “Procedimentos alinhados e padronizados geram qualidade nos processos de análises e garantem a confiabilidade dos resultados”, explica o gerente de Laboratórios Especiais da FHB, Rodrigo Nogueira.

Além do Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, em 2024, o laboratório participou de outras iniciativas de controle, como o Qualiris da Stago, o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e o Programa de Controle de Qualidade da Federação Mundial de Hemofilia, alcançando resultados de destaque.

*Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB)