24/01/2025 às 10:15

Defensoria Pública do DF promove ações de valorização para aposentados

Instituição comemora Dia Nacional do Aposentado (24) e fortalece laços com servidores que não estão na ativa

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Nesta sexta-feira (24), celebra-se o Dia Nacional do Aposentado. A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) desenvolve ações de valorização e de reconhecimento aos defensores e servidores aposentados. A instituição inaugurou um espaço voltado a esse público e tem desenvolvido ações para qualidade de vida nesse segmento.

“A gente faz parte da história”, afirma o defensor aposentado Coriolano Santos (à direita) | Foto: Vinícius Feydit/DPDF

Em 2025, a Diretoria de Atenção aos Aposentados e Pensionistas (Dirap) da DPDF segue com ações de conexão com os aposentados, promovendo visitas aos defensores e servidores para oferecer suporte administrativo, psicológico e físico. “Muitos poderiam pensar que não devem considerar quem está aposentado, que já passou, já acabou. Mas não acabou, a gente faz parte da história”, reafirma Coriolano Santos, defensor aposentado.

A Dirap foi criada pela Defensoria em 2024, por meio da Portaria 278 – 25 de junho, para atender às necessidades dos aposentados, reforçando a missão da DPDF de cuidar não só da sociedade, mas também daqueles que ajudaram a construir a história da instituição. A Diretoria funciona no Espaço de Atenção aos Aposentados e Pensionistas da DPDF, localizado no SEPN 515 (W3 Norte), Bloco E, 4º andar (sala 409), Ed. Bittar IV. O local oferece um ambiente para promoção de ações de bem-estar e atendimento aos aposentados.

Maria Graci Dias afirma que o trabalho da Dirap faz diferença para os aposentados | Foto: Isadora Marinho/DPDF

“Desde a inauguração da Diretoria no ano passado, tem sido um momento de congraçamento e encontro com colegas. Foi muito interessante e me sinto feliz com esse trabalho voltado para nós. São propostas de atendimento aos pensionistas e aposentados que têm feito diferença no dia a dia, inclusive com vídeos ligados ao nosso bem-estar mental e emocional”, conta Maria Graci Dias, defensora aposentada.

“Acolhimento, atenção e cuidado são as palavras que sintetizam o trabalho de valorização da Defensoria em prol dos aposentados que tanto contribuíram com a criação e o crescimento da nossa instituição. O passado reflete nas ações do presente e nos ajuda a construir o caminho para o futuro. Essas pessoas merecem ser valorizadas”, destaca o defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel.

O diretor da Dirap, Eustáquio Coutinho, ressalta que a Defensoria atua para valorizar os aposentados e facilitar a vida dessas pessoas tão importantes para a instituição. “Os aposentados merecem atenção e respeito. Eles têm muitas contribuições valiosas que podem ser partilhadas. Seguimos nessa ideia de inclusão dos aposentados com ações de reconhecimento como com entrega de certificados, placas de reconhecimento e convites para ações de integração, como a Corrida do Servidor”, detalha.

*Com informações da DPDF