Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/02/2025 às 18:04, atualizado em 05/02/2025 às 18:26
População tem acesso a consultas e exames em diversas especialidades; estrutura itinerante fica na região até sábado (8), ao lado do Restaurante Comunitário
Os mais de 55 mil moradores de Brazlândia terão, nesta semana, serviços de saúde disponíveis mais perto de casa, de forma gratuita. É que desta quarta-feira (5) até o próximo sábado (8), a estrutura itinerante do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde estará na região, na Vila São José, Quadra 36, ao lado do Restaurante Comunitário.
No local, a população tem acesso a consultas nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, a partir das 7h.
A massoterapeuta Ana Paula Rodrigues, 44 anos, por exemplo, fez consultas com cardiologista e clínico geral do lado de casa. “Vim caminhando, é pertinho”, contou. “É muito importante para a população esse atendimento, porque é mais rápido e desocupa as filas em hospitais e postos [de saúde]”, completou. O mesmo aconteceu com Sérgio Alves, 49. “Estava precisando, tem que correr atrás da saúde”, apontou o auxiliar de serviços gerais, que recebeu encaminhamento para continuar o tratamento em um hospital: “Me adiantou muito, vai ser bom para mim”.
Já a dona de casa Ivanize Gaudino, 49, destacou a economia que o projeto lhe proporciona com exames que precisa fazer periodicamente após sofrer um infarto. “Tem exame cardiológico anual que eu faço que custa R$ 600, R$ 700 e eu não tenho condições de fazer todo ano. Aí eu faço os mais urgentes e os outros eu vou deixando, inclusive o ecocardiograma que vou fazer aqui.”
Os médicos que participam da ação também reforçaram a importância de estar mais perto da população. “Hoje eu tive diversos pacientes que nunca tiveram contato com atendimento com endocrinologista. Alguns entram no consultório e perguntam: ‘O que o senhor faz? Qual é a sua área?’. Então, além desse primeiro contato, a gente consegue iniciar um atendimento, mostrar que tem um problema e que esse problema ou essa comorbidade tem uma solução e um tratamento, mas que precisa de um acompanhamento, de uma medicação e, principalmente, de orientação, o que está sendo feito aqui”, apontou o endocrinologista Gabriel Rodrigues.
Criado em agosto do ano passado, o Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde conta com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Máximo e já registrou mais de 174 mil atendimentos. Antes de chegar a Brazlândia, a estrutura já passou, neste ano, por Sobradinho e Planaltina.