06/02/2025 às 19:55

Sete pessoas são atendidas durante ação de acolhimento à população em situação de rua em Ceilândia

Equipes de diferentes órgãos percorreram seis pontos da região administrativa nesta quinta-feira (6); população assistida recebeu orientação sobre acesso a políticas sociais do GDF

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

As ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua atenderam sete pessoas na Ceilândia nesta quinta-feira (6). Coordenada pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), a operação passou por seis pontos da região administrativa, oferecendo serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.

As equipes passaram por pontos das QNNs 18, 27, 35 e 39, da QNP 05 e da EQNO 08/10. Além do atendimento às pessoas localizadas, houve a remoção de um caminhão de entulho, com os materiais considerados inservíveis sendo encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

“Desde que este GDF lançou a nossa política distrital para acolhimento das pessoas que estão em situação de rua, trabalhamos de forma que todos, sem exceção, tenham vida digna na capital do país”

Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil

“Desde que este GDF lançou a nossa política distrital para acolhimento das pessoas que estão em situação de rua, trabalhamos de forma que todos, sem exceção, tenham vida digna na capital do país. As ações mostram o comprometimento de todos os órgãos do Distrito Federal para apresentar oportunidades de emprego, moradia e saúde a esta população”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Plano de ação

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual | Foto: Agência Brasília

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.