09/02/2025 às 09:11

Aberto processo seletivo de monitoria para estudantes de medicina

São 50 vagas no total, sendo 20 remuneradas e 30 voluntárias; período de inscrição começa nesta segunda (10) e vai até sexta-feira (14)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) e mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), divulgou a abertura de processo seletivo para vagas de monitoria. Destinado a estudantes de medicina que estejam na 2ª, 3ª ou 4ª série, o edital oferece um total de 50 vagas, sendo 20 remuneradas e 30 voluntárias.

Os interessados em participar do processo seletivo devem escolher até duas opções de vaga por unidade educacional e preencher o formulário de inscrição, disponível a partir desta segunda (10) | Foto: Divulgação/Fepecs

Ao se inscrever, o estudante deve escolher pela opção de vaga nas unidades educacionais de Anatomia, Histologia ou Habilidades e Atitudes (HA), observando a oferta para cada uma das séries. A bolsa monitoria tem valor mensal de R$ 240, vedada a acumulação com outros tipos de bolsa ou auxílio financeiro, exceto a bolsa permanência.

“A monitoria pode ser entendida dentro do conceito de Atividades Práticas Confiáveis [APCs], pois permite que o estudante desenvolva habilidades específicas em um ambiente supervisionado e de responsabilidade progressiva”

Viviane Peterle, diretora da Escs

Os monitores atuarão junto aos docentes no suporte às atividades didáticas, promovendo a integração acadêmica e facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, desempenharão atividades práticas conforme o programa da unidade educacional escolhida.

A diretora da Escs, Viviane Peterle, detalha que o processo seletivo consiste em uma aplicação de provas teórica e prática para a unidade educacional de Histologia e Anatomia, com caráter classificatório e eliminatório, e da análise do escore individual do Programa Educacional de HA do estudante no ano de 2024. Segundo a diretora, a monitoria representa uma oportunidade fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais para a prática profissional.

“A monitoria pode ser entendida dentro do conceito de Atividades Práticas Confiáveis [APCs], pois permite que o estudante desenvolva habilidades específicas em um ambiente supervisionado e de responsabilidade progressiva”, destaca Viviane. “O estudante não apenas aprimora suas competências técnicas e pedagógicas, mas também exerce um papel ativo no apoio a outros estudantes, consolidando seu aprendizado em áreas de maior afinidade.”

Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher até duas opções de vaga por unidade educacional e preencher o formulário de inscrição, disponível a partir desta segunda-feira (10), no site da Fepecs. É fundamental que os candidatos observem todas as informações que constam no edital e realizem corretamente o envio dos documentos exigidos.

Cronograma

• Inscrições – 10 a 14 de fevereiro
• Realização da prova para unidade educacional Anatomia – 24 de fevereiro
• Realização da prova para unidade educacional Histologia – 26 de fevereiro
• Homologação do resultado final – 14 de março
• Início das atividades – A partir de 31 de março

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)