13/02/2025 às 17:39

Programa Educação Cidadã será ampliado nas escolas do DF

Novo acordo firmado entre SEEDF e Controladoria-Geral da União atenderá ensino médio e EJA

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Foi publicado nessa quarta-feira (12), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) que institui o programa Educação Cidadã nas unidades escolares da rede pública de ensino do DF. 

Com novo acordo firmado entre a SEEDF e a CGU, o programa Educação Cidadã passa a atender alunos do ensino fundamental ao ensino médio, incluindo estudantes do EJA | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Em anos anteriores, apenas estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental eram beneficiados com as ações. Com o novo acordo, alunos dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. 

A parceria contempla a execução dos seguintes projetos educacionais: Um por Todos e Todos por Um!, Turma da Cidadania, Eu, Você e a Nossa Cidadania, Game da Cidadania e o Concurso de Desenho e Redação, voltados para estudantes e professores da educação básica.

Confira o público-alvo de cada projeto:

→ Um por Todos e Todos por Um! Ensino fundamental (anos iniciais – 1º ao 5º anos);

→ Turma da Cidadania – Ensino fundamental (anos iniciais e finais – 1º ao 9º anos);

→ Eu, Você e a Nossa Cidadania – Ensino fundamental (anos finais – 6º ao 9º anos);

→ Game da Cidadania – Ensino fundamental (anos finais e ensino médio – 6º ao 3º anos);

→ Concurso de Desenho e Redação – Ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio e EJA.

“A parceria entre a CGU e a SEEDF, por meio do Acordo de Cooperação Técnica, representa um marco fundamental na promoção da educação cidadã no Distrito Federal. Ao levar os projetos para as escolas públicas, estamos investindo na formação de cidadãos conscientes e engajados. Acreditamos que, juntos, podemos construir um futuro mais justo e transparente para o nosso país”, comenta a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga.

*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)