Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/02/2025 às 18:45
Cerimônia foi realizada graças a atuação de uma equipe multiprofissional em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer
Nesta segunda-feira (17), às 13h, o jardim do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi o cenário para a confirmação e a celebração do amor, com a realização da cerimônia do casamento civil entre Vanessa do Nascimento Sousa, 27 anos, paciente oncológica internada na unidade, e Rodrigo Viturino Santos, 37 anos, lavrador.
Vanessa está internada no Hospital de Base há três meses, realizando tratamento de uma neoplasia maligna no colo do útero. Com piora do quadro de saúde e entrada em cuidados paliativos, Vanessa contou à psicóloga Brenda Magalhães sobre a vontade de realizar o sonho de se casar com Rodrigo.
Vanessa e Rodrigo estão juntos há sete anos e têm dois filhos, além de três crianças do primeiro casamento dela | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
Brenda levou a questão ao Safety Huddle, reunião multidisciplinar para discutir e melhorar a segurança do paciente. É uma ferramenta de comunicação muito utilizada entre profissionais de saúde e gerentes da área nas unidades geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O grupo se mobilizou para realizar o sonho de Vanessa.
Segundo a chefe do serviço de assistência da oncologia, Kelly Marques, a equipe multiprofissional do HBDF e os voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília foram atrás de empresas e pessoas que se comovessem com a história da Vanessa e de Rodrigo, em busca de doações. “As pessoas foram fazendo doações em dinheiro, de itens da festa como a decoração, o buffet, cadeiras e mesas, o cerimonial. Tudo que tivemos aqui na festa foi doação para fazer o evento do casal”, conta Kelly.
A festa de casamento foi organizada em cinco dias graças ao empenho da equipe do HBDF e de voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília
“Vivemos juntos já há sete anos”, conta Rodrigo, que além de ser pai biológico de Elisa (5 anos) ainda ajuda a cuidar de Jamile (10), Artur (8) e Heitor (7), filhos do relacionamento anterior de Vanessa. Com um coração tão grande, a família ainda adotou Alison (3 anos).
“Ele era filho da minha irmã, porém devido a alguns problemas, acabamos adotando ele”, conta Vanessa, sempre com um sorriso contagiante no rosto. “Precisamos ter fé e acreditar que é apenas uma fase. E entregar para Deus”, completa Rodrigo.
Rodrigo e Vanessa são ajudados pela Rede Feminina com a cesta básica. Larissa Bezerra, coordenadora da instituição, conta que foram tantas pessoas querendo ajudar com doações para o casamento que elas tiveram que recusar doadores. “A maior missão da Rede Feminina é despertar nas pessoas sempre o olhar sensível, a emoção. Foi o que aconteceu aqui, com tanta gente querendo contribuir”, explica.
Vanessa teve direito a tudo com que sempre sonhou na cerimônia realizada no jardim do Hospital de Base
Dessa forma todos conseguiram organizar uma cerimônia completa de casamento em apenas cinco dias. “Para viver aqui na Terra, a gente tem que sonhar, né? E a nossa proposta está sendo essa: realizar sonhos. Nosso sentimento é de que realmente, hoje, dentro de todas as nossas missões, nós vamos provocar sorrisos. E isso é muito gratificante”, conta Larissa.
A noiva foi maquiada no próprio leito. Depois, desceu para se arrumar no salão da Rede, onde recebeu uma peruca sob medida, confeccionada pelas próprias voluntárias. A felicidade no rosto de Vanessa, saltava aos olhos. “Vendo a Vanessa hoje, e comparando com a Vanessa da semana passada, é totalmente diferente. A alegria fez com que melhorasse o semblante dela. É isso: temos que trazer alegria para os pacientes para que eles se sintam melhor, para que eles se sintam acolhidos”, lembra Maria Idalina Costa, assistente social do HBDF.
Cada detalhe foi cuidadosamente pensado e produzido por voluntários
Em um momento de muita alegria, a cerimônia teve início com a entrada do noivo, seguido das testemunhas e dos filhos do casal como pajens e damas de honra. A emoção aumentou com a chegada da noiva. Vanessa fez questão de se levantar da cadeira de rodas e caminhar pelo corredor montado no jardim até o encontro com Rodrigo.
A cerimônia foi presidida pelo juiz de paz José Augusto Belmiro Façanha e pela juíza Vânia Carvalho, ambos do cartório do 2º ofício de registro civil. O casal trocou alianças e votos de fidelidade e amor. Em seguida, a pastora do Ministério Som da Sua Voz, Cristina Guimarães, que também é nutricionista da oncologia do Hospital de Base, fez um acolhimento espiritual ao casal e aos convidados. “O segredo de um casamento feliz e blindado é ter Cristo como fundamento”, disse.
Após a cerimônia, o casal recebeu os familiares e convidados das equipes do hospital na Casinha Rosa da Rede Feminina, onde foi oferecido um bufê com estrogonofe de frango, arroz, e salada, além de sucos e refrigerantes. Os noivos também puderam celebrar o novo momento da vida com um bolo e docinhos doados pela confeiteira Maria Amélia Campos Dias.
“Foi uma forma da gente poder participar desse momento tão único, tão especial, que é o que eu acho mais gratificante para nós. A gente vê que nesse mundo, estamos de passagem e o que a gente puder fazer pelo outro, ainda é pouco”, declarou.
*Com informações do IgesDF