18/02/2025 às 10:09, atualizado em 18/02/2025 às 10:23

Nova adutora reforça abastecimento de água em Planaltina e Sobradinho

Obra com investimento de R$ 3 milhões beneficiará cerca de 12 mil moradores com a ampliação do sistema de água tratada

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começou as obras de implantação de uma adutora de água tratada em Planaltina que beneficiará cerca de 12 mil moradores. A companhia está investindo, com recursos próprios, R$ 3.193.819,73. A previsão de conclusão é para o segundo semestre deste ano.

Quando concluída, adutora permitirá até 30 litros por segundo de vazão adicional | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Com isso, será possível aproveitar uma vazão adicional de até 30 litros por segundo. A obra também contemplará a população de Sobradinho, além de beneficiar os moradores de Planaltina.

 

“Esse incremento na capacidade de distribuição trará maior flexibilidade operacional ao sistema Sobradinho/Planaltina, otimizando a distribuição de água”, explica o presidente da Caesb, Luís Antonio Reis. Ele reforça que, quando concluída, a obra levará mais segurança à região. 

A Adutora de Água Tratada Planaltina 170, com extensão de 1.092,7 m, partirá da Estação de Tratamento de Água (ETA) Planaltina, desenvolvendo-se paralelamente às margens da rodovia BR-020 até a até a Elevatória de Água Tratada Mestre d’Armas,, onde será feita uma travessia sob a pista para conexão com a adutora já existente.

*Com informações da Caesb