Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/02/2025 às 18:01
Pavimentação com concreto reforçado e construção de calçadas compartilhadas marcam o avanço da duplicação da via
As obras de duplicação do trecho 6 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) avançam conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. Nesta segunda-feira (24), foram utilizados 50 metros cúbicos de concreto para a pavimentação da nova pista. O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, esteve presente no local para inspecionar o andamento dos serviços.
O trecho 6, localizado próximo ao Eixo Monumental, envolve a readequação do sistema viário para a duplicação da via nas proximidades do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além disso, estão sendo disponibilizados estacionamentos públicos ao longo da pista, visando melhorar a fluidez do tráfego e oferecer mais comodidade aos usuários.
Com um investimento total de R$ 160 milhões, as obras na Epig foram divididas em seis trechos, abrangendo a construção de viadutos, ciclovias e pistas em pavimento rígido | Foto: Divulgação/SODF
Um diferencial desta etapa é a utilização de pavimento de concreto com fibras sintéticas, que confere maior resistência e durabilidade, especialmente adequado para vias de alto fluxo. Apesar de possuir 13 centímetros de espessura — menos que os 23 centímetros aplicados em outras partes da via —, este pavimento oferece desempenho superior devido à tecnologia empregada. Parte das calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas já está concluída. Essas calçadas contam com três metros de largura, proporcionando mais segurança e conforto para a mobilidade ativa na região.
“Estamos satisfeitos em ver que as obras no trecho 6 da Epig estão progredindo dentro do cronograma estabelecido. Isso reflete nosso compromisso em melhorar a infraestrutura viária do Distrito Federal”, ponderou Casimiro.
Com um investimento total de R$ 160 milhões, as obras na Epig foram divididas em seis trechos, abrangendo a construção de viadutos, ciclovias e pistas em pavimento rígido. O objetivo é ampliar o Corredor Eixo Oeste, reduzindo o tempo de deslocamento para motoristas e usuários do transporte público que se dirigem ao Plano Piloto.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF)