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26/02/2025 às 18:00
Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania levou, nesta quarta-feira, a capacitação de organização doméstica para participantes do projeto Viver 60+ de Santa Maria
Aposentada, Edivânia de Araújo, 63 anos, já trabalhou como faxineira, mas hoje, dedica seus dias para cuidar da mãe dentro de casa. Em meio às responsabilidades para acompanhar uma pessoa com idade mais avançada, é necessário ter uma rotina de muita organização para dar conta de todas as tarefas. Nesta quarta-feira (26), ela participou da primeira aula do curso Protagonista da Casa, oferecido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). No atual módulo, a iniciativa alcançou pessoas idosas de Santa Maria atendidas pelo projeto Viver 60+. “Eu trabalho dentro de casa para cuidar da minha mãezinha. Virei nos próximos dias de aula prática para aprender a organizar as coisas com mais agilidade. Assim, redobro os cuidados com a minha mãe e vou ter mais tempo para mim”, disse.
O curso também aborda os direitos dessas profissionais e formas de valorizar o serviço prestado, demonstrando como o conhecimento pode ser uma ferramenta para aumentar a renda | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
Edivânia faz parte das 50 mulheres de Santa Maria que participaram do curso, que visa ensinar métodos práticos que transformam a organização do lar em um diferencial profissional, ajudando a valorizar o trabalho, ampliar as oportunidades no mercado e até mesmo para melhorar a rotina prática da própria residência. No encontro desta quarta-feira, a personal organizer Bárbara Porto realizou uma apresentação do projeto e respondeu às dúvidas das participantes. Nos próximos dias, as alunas receberão aulas de duas horas sobre técnicas de limpeza estratégica, organização de armários e guarda-roupas, além de métodos para separar e dispor utensílios de forma funcional.
O curso também aborda os direitos dessas profissionais e formas de valorizar o serviço prestado, demonstrando como o conhecimento pode ser uma ferramenta para aumentar a renda. As alunas receberam apostilas impressas e, ao final, um certificado de participação. “Antes de ser personal organizer, eu comecei a trabalhar como babá e faxineira para custear meus estudos. Fazia como muitas mulheres que usam o trabalho como dona de casa para ganhar dinheiro. Com o tempo entendi que a organização é mais valorizada no mercado e passar isso para outras mulheres é muito importante”, disse Bárbara.
Novos rumos
Com o aprendizado proporcionado pelo Protagonista da Casa, muitas mulheres podem até repensar o rumo da carreira. Aposentada, Glades de Souto, 56 anos, se impressionou com os benefícios trazidos pela capacitação e valorização do pagamento que o curso pode oferecer, e avalia até mesmo voltar a trabalhar. “Com as orientações que recebemos nas aulas me abriu um leque de oportunidades para ganhar mais e elevar os serviços de faxina para a área de organização, podendo até dobrar meus ganhos nas diárias ou até mesmo em algum emprego fixo”, disse.
A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, reforçou o impacto positivo do novo projeto da pasta. “A partir do momento que você tem conhecimento de como melhorar sua apresentação no ambiente de trabalho, você cobra mais por isso. E vai ter gente que vai pagar mais, porque querem pessoas organizadas para trabalhar na sua casa. Por isso, a importância do Protagonista da Casa. Ao oferecer conhecimento e qualificação, pode fortalecer essas mulheres, ajudando-as a valorizar seu trabalho, conquistar mais clientes e melhorar sua renda”, pontuou.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)