27/02/2025 às 17:30

Novos agentes comunitários do Gama e de Santa Maria passam por treinamento

Capacitação abordou o acompanhamento de beneficiários do programa Bolsa Família; atuação dos profissionais é essencial para verificar requisitos de recebimento do auxílio

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Nesta semana, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam no Gama e em Santa Maria passaram por capacitação técnica. Os 30 servidores fazem parte da última nomeação da Secretaria de Saúde (SES-DF) para o cargo e integram equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Região de Saúde Sul, promovendo maior acesso da população aos serviços. Além dessa atuação, os profissionais também serão responsáveis pelo cadastro de usuários do programa federal Bolsa Família, tema do treinamento.

A coordenadora distrital do Programa Bolsa Família e palestrante do curso, Christiane Silva, destacou a importância do treinamento. “Esse conhecimento é fundamental para assegurar o acesso da população beneficiária a serviços essenciais de saúde, como o acompanhamento do estado nutricional, atualização do calendário vacinal das crianças e o pré-natal das gestantes”, afirma. Segundo a coordenadora, a nomeação desses profissionais fortalece a Atenção Primária à Saúde, ampliando o acompanhamento da população e garantindo um atendimento mais próximo e resolutivo.

Os novos ACSs fortalecem a Atenção Primária à Saúde, garantindo um atendimento mais próximo e resolutivo | Fotos: Divulgação/Agência Saúde-DF

Acompanhamento

O Programa Bolsa Família exige o acompanhamento dos beneficiários na área de saúde. As crianças menores de 7 anos devem cumprir o calendário de vacinação e fazer acompanhamento do estado nutricional (peso e altura), e as gestantes precisam fazer o pré-natal. O descumprimento dessas condicionalidades pode gerar desde advertência, bloqueio até o cancelamento do Bolsa Família.

A Região Sul apresentou o melhor desempenho percentual com 95,13% de acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família no Distrito Federal, totalizando 36,1 mil pessoas atendidas no primeiro semestre de 2024 e 98,24% (36 mil beneficiários) no segundo semestre do ano passado. As taxas de acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família no DF chegaram a 90% no ano de 2024.

*Com informações da Secretaria de Saúde