Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
28/02/2025 às 11:56
Hospital Cidade do Sol promove celebração para Gaspar de Oliveira, internado há mais de 50 dias
O Hospital Cidade do Sol (HSol) promoveu, nesta quinta-feira (27), um evento emocionante, ao comemorar o aniversário de Gaspar de Oliveira, paciente que, internado há mais de 50 dias, completou 68 anos. Vindo do Hospital Regional de Brazlândia e em meio a um processo de investigação diagnóstica com suspeita oncológica, ele nunca havia tido uma festa de comemoração de aniversário. Quando souberam disso, as equipes de psicologia e nutrição do hospital providenciaram a celebração. A emoção foi visível nos olhos de todos os presentes quando ele chegou à festa.
Equipe se reuniu para comemorar a data; para o aniversariante, destaque foi a presença do filho, que fez questão de comparecer à festa | Foto: Divulgação/IgesDF
A comemoração contou com bolo, balões e refrigerantes, além de uma decoração temática inspirada no futebol, paixão do aniversariante – que já foi jogador. Na área comum do hospital, foi montada uma mesa decorada com carinho para receber o aniversariante. Mas o maior presente, segundo ele, foi a presença de seu filho, Leandro, com quem ele compartilhou o momento especial.
“É gratificante proporcionar esses momentos aos pacientes. Eu realmente acredito que esses gestos fazem a diferença na recuperação emocional dos pacientes”
Maria Eduarda Estrela, nutricionista do HSol
O evento foi ainda mais marcante pela participação de toda a equipe multidisciplinar do hospital. Profissionais de enfermagem, psicologia, nutrição e outros integrantes da equipe, juntamente com o pessoal do projeto Humanizar, fizeram questão de estar presentes e dar um abraço em Seu. Gaspar, comemorando com ele essa data especial.
Tratamento diferenciado
No HSol, a celebração de aniversários é uma prática recorrente, especialmente para pacientes de longa permanência. “Toda vez que temos um aniversário, buscamos comemorar, mas para os internados há mais tempo – tentamos expandir a ação, trazendo familiares e adaptando o momento de acordo com suas necessidades”, explicou a nutricionista Maria Eduarda Estrela.
Para Seu Gaspar, que chegou à unidade com dificuldades na alimentação e na comunicação, esse gesto fez toda a diferença. A equipe multidisciplinar foi conquistando sua confiança aos poucos, até ele compartilhar histórias de sua vida e seus desejos. “Ele era um paciente com baixíssima acessibilidade alimentar”, comentou Maria Eduarda.
“Tudo foi pensado para trazer as memórias afetivas dele, como fizemos com o balão personalizado como se fosse uma bola e usamos uma toalha verde para simbolizar o gramado”
Samara Brito, psicóloga do HSol
“Fomos conhecer melhor [sua história] para entender o que ele gostava e como poderíamos ajudá-lo”, complementou a nutricionista. “É gratificante proporcionar esses momentos aos pacientes. Não é só sobre a comida, mas sobre fazer com que se sintam acolhidos e cuidados, mesmo estando em um ambiente hospitalar. Ver o sorriso e a felicidade do Sr. Gaspar e de sua família foi muito emocionante. Eu realmente acredito que esses gestos fazem a diferença na recuperação emocional dos pacientes.”
Bem-estar emocional
Por sua vez, a psicóloga do HSol, Samara Brito, falou sobre o impacto emocional que ações como essa têm para os pacientes internados: “Esses momentos são direcionados para o bem-estar emocional, resgatam memórias afetivas e fortalecem os laços com os familiares, trazendo mais conforto e esperança ao paciente”.
Samara também ressaltou a importância da escuta ativa nesse processo: “Quando ele nos contou sobre sua relação com o futebol, pensamos em trazer esse elemento para a festa. Tudo foi pensado para trazer as memórias afetivas dele, como fizemos com o balão personalizado como se fosse uma bola e usamos uma toalha verde para simbolizar o gramado”.
Para o aniversariante, o detalhe mais importante foi a presença do filho, Leandro de Souza Oliveira, 40. “Desde o início, ele deixou claro que queria que o filho estivesse aqui”, relatou Samara. “Conseguimos entrar em contato e o convidamos para que ele pudesse comemorar ao lado do pai”.
Leandro fez questão de agradecer à equipe do hospital. “Fiquei muito feliz”, disse. “Ver o carinho com que todos aqui o tratam é algo inimaginável. Todos gostam muito dele, são muito queridos. Me emocionei várias vezes, não só pela situação que ele está vivendo, que já me deixa muito comovido, mas por perceber o amor e o cuidado que cada um tem com ele. A humanização dentro do hospital é algo que eu nunca vi na vida. Meu sentimento é de gratidão por tudo o que fazem pelo meu pai”.
*Com informações do IgesDF