28/02/2025 às 13:01

Residentes dos programas em área profissional da saúde participam de acolhimento

Última seleção ofertou 435 vagas, divididas em 20 programas de residência distintos

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Nesta sexta-feira (28), o auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs) recebeu mais de 400 residentes das áreas uni e multiprofissional para acolhimento. O evento contou com representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, (SESDF), da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF), do Hospital Universitário de Brasília (HUB), além de coordenadores, preceptores e egressos do programa.

A última seleção ofertou 435 vagas, divididas em 20 programas de residência que contemplam 12 categorias profissionais diferentes. Todos os programas funcionam em diferentes cenários de prática do SUS, englobando hospitais e toda a atenção primária do DF. Atualmente, são mais de 600 residentes, em 21 programas.

No evento, os novos residentes receberam orientações e dicas para enfrentar os desafios da nova jornada | Foto: Divulgação/Fepecs

Durante a solenidade de abertura, o subsecretário de Atenção Integral à Saúde da SES-DF, Maurício Fiorenza, destacou os desafios que os novos residentes vão enfrentar. “Vocês vão percorrer todos esses cenários e em cada um deles vão se deparar com um novo desafio, seja uma demanda espontânea de porta, sejam demandas programadas. Mas o que a gente espera é que vocês aproveitem ao máximo os ensinamentos, as informações e o convívio com os preceptores”, destacou.

A coordenadora de pós-graduação lato sensu e extensão da ESPDF, Vanessa Dalva Guimarães Campos, ressaltou o processo seletivo disputado pelo qual eles foram submetidos para ingressar nos programas. “Durante esse processo, vocês vão ter que se entregar e desenvolver habilidades e competências para lidar com todas as situações difíceis do nosso sistema de saúde. Mas ao terminar, vocês serão profissionais diferenciados, com o padrão ouro de formação para o profissional de saúde”, afirmou.

A egressa do programa Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde, Beatriz Vieira do Nascimento, definiu a jornada como “desafiadora”. Ela destacou a intensidade dos momentos vividos e incentivou os novos residentes a aproveitar a oportunidade como um momento para crescimento pessoal e profissional.

Durante o encontro, os residentes também foram orientados sobre os locais onde vão atuar e acompanharam a mesa redonda “Funcionamentos das Residências e Suporte aos Residentes”. Além disso, o Centro de Apoio ao Discente (CAD) realizou apresentação com a temática “Acolher para cuidar”, visando promover atividades direcionadas à saúde mental dos residentes.

Sobre os programas

Com carga horária de 60h semanais, sendo 48h de prática e 12h de teoria, a especialização visa capacitar os profissionais e é reconhecida como uma formação de padrão ouro. Os residentes atuam nos cenários da rede da SESDF, incluindo hospitais e atenção primária, e contemplam cenários de práticas relevantes, que incluem a vivência diversificada com vários pontos de atenção da rede e desenvolvimento das atividades em cenários que integrem as ações de ensino-serviço-comunidade.

*Com informações da Fepecs