25/03/2025 às 14:01, atualizado em 25/03/2025 às 15:09

Projeto Mulheres do Amanhã oferece cursos gratuitos na área da beleza, no Paranoá

Iniciativa apoiada pela Secretaria da Mulher já passou por Brazlândia, Samambaia e Ceilândia; próximas cidades serão Recanto das Emas e Planaltina

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

O Paranoá é a quarta região administrativa a receber o projeto Mulheres do Amanhã, promovido pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com a Associação de Educação, Esporte, Ciência, Cultura e Economia Criativa (Aecec). As aulas, que começaram nesta segunda-feira (24), ocorrem em uma estrutura montada ao lado da administração regional da cidade. Foram abertas turmas de manicure e pedicure, aplicação de cílios e corte de cabelo, áreas que permitem que as alunas possam atender por conta própria com baixo investimento.

O projeto Mulheres do Amanhã oferece cursos gratuitos de manicure e pedicure, aplicação de cílios e corte de cabelo para jovens com 16 anos ou mais | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A iniciativa fica de segunda a sexta-feira em cada região e já passou por Brazlândia, Samambaia e Ceilândia. As próximas cidades serão Recanto das Emas, do dia 31 deste mês a 4 de abril, e Planaltina, de 7 a 11 de abril. As aulas ocorrem nos três turnos – manhã, tarde e noite –, e cada curso oferece duas turmas, com duração de 2h diárias. “Temos salas climatizadas, alimentação, uniforme, material didático e certificado, tudo gratuito. As meninas têm acesso a teoria e prática, e não precisam trazer nada, apenas vontade de aprender”, explica a coordenadora do projeto, Ana Celina de Sousa.

No primeiro dia de aula no Paranoá, as alunas puderam se apresentar e compartilhar os objetivos e metas relacionados às capacitações selecionadas. A recepcionista Jeezlene Araújo, 37 anos, contou que deseja abrir um negócio próprio: “A área da beleza é muito lucrativa, as mulheres estão sempre procurando por serviços. Como estou desempregada, esse projeto será muito valioso. Se fosse pagar por fora, seria na faixa de R$ 700, o que está fora do meu alcance. Conseguir gratuitamente foi muito bom”.

A designer de sobrancelhas Bruna Nascimento, 26, pretende concluir as três formações disponíveis para poder conquistar novos nichos profissionais. Ela descobriu a ação pelas redes sociais e convidou a mãe para acompanhá-la nos estudos. “É uma oportunidade de crescimento. Se fosse para pagar os três cursos, eu não conseguiria fazer”, afirma a jovem, que mora no Itapoã. “A gente veio de ônibus, mas foi bem fácil, porque a tenda está em um lugar bem centralizado”.

Para a vice-governadora Celina Leão, mais do que capacitar, o Mulheres do Amanhã promove educação, autonomia financeira e combate à violência de gênero. “Quando levamos conscientização para dentro das escolas, ensinamos desde cedo a importância do respeito e da igualdade para a construção de uma sociedade mais segura para as mulheres e mais justa para todas as pessoas”, avalia.

A recepcionista Jeezlene Araújo sonha em abrir um negócio próprio: “A área da beleza é muito lucrativa, as mulheres estão sempre procurando por serviços. E como estou desempregada, esse projeto será muito valioso”

Autonomia e autoestima

Segundo a coordenadora de Equipamentos da SMDF, Valéria Lins, o projeto representa o esforço da pasta em incentivar a autonomia financeira das moradoras da capital federal. “A secretaria tem se esforçado para levar autonomia financeira para as mulheres e tem conseguido isso por meio de parcerias com a iniciativa privada, promovendo ações de empregabilidade e empreendedorismo que incentivam essas mulheres a alcançarem objetivos pessoais”, avalia.

A expectativa é que sejam atendidas 2.700 mulheres com os cursos profissionalizantes e mais 4.500 estudantes com a promoção de palestras sobre combate à violência de gênero. As ações de conscientização ocorrem em escolas públicas das cidades atendidas. O próximo encontro será na escola Doutora Zilda Arns, nesta quarta-feira (26), com a instalação do Banco Vermelho Itinerante, símbolo da luta contra o feminicídio.

A designer de sobrancelhas Bruna Nascimento vai concluir as três formações disponíveis: “É uma oportunidade de crescimento. Se fosse para pagar os três cursos, eu não conseguiria fazer”

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla ou presencialmente, na estrutura montada ao lado das administrações regionais e em outros pontos centrais das cidades. O único critério de participação é a idade: as mulheres devem ter 16 anos ou mais. A chegada nas cidades é divulgada pelas redes sociais.

O encerramento está marcado para 16 de abril, reunindo 200 participantes para a entrega do documento Mulheres do Amanhã: De nós, sobre nós, para o Distrito Federal, que reunirá depoimentos, experiências e sugestões das participantes sobre como construir um DF mais inclusivo e igualitário.

25/03/2025 - Projeto Mulheres do Amanhã oferece cursos gratuitos na área da beleza, no Paranoá