Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/04/2025 às 14:47
Ação itinerante estará em Samambaia entre os dias 7 e 12, com atendimentos de saúde, capacitações e atividades culturais, entre outros, e se destina a mulheres que cuidam de crianças neuroatípicas ou com deficiência
Samambaia é a quarta região administrativa do Distrito Federal a receber o projeto Mães Mais Que Especiais. Entre os dias 7 e 12 deste mês, as moradoras da região terão acesso a diversos serviços públicos gratuitos em uma estrutura montada no Centro Urbano Samambaia Sul. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.maesmaisqueespeciais.com.br.
Desenvolvido pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com o Instituto Cultural Social do Distrito Federal (INCS), o programa vai passar por várias regiões administrativas até o meio do ano. A ação oferece uma abordagem itinerante voltada para mães e cuidadoras de crianças neuroatípicas ou com deficiência, promovendo saúde integral, autonomia econômica, educação, cultura, lazer e desenvolvimento social.
Desenvolvido pela Secretaria da Mulher em parceria com o Instituto Cultural Social do Distrito Federal (INCS), o programa vai passar por várias regiões administrativas até o meio do ano | Fotos: Vinicius de Melo/SMDF
“O projeto existe para cuidar de quem cuida. Mães atípicas e de filhos com deficiência devem contar com o suporte do poder público. Quando oferecemos capacitação e acesso a serviços de saúde, além de apoio psicológico e terapêutico, nós as auxiliamos para que proporcionem uma vida melhor para si e para seus filhos”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.
Pioneiro no Brasil, o projeto foi idealizado para atender a uma demanda urgente: apoiar mulheres que lidam com a tripla jornada de trabalho, cuidados domésticos e o papel de cuidadoras integrais. Além disso, a iniciativa também acende um alerta sobre a violência doméstica.
“O nosso foco é proporcionar um ambiente de suporte para essas mulheres guerreiras. Esse é um momento histórico, com ações para as mães atípicas que querem se qualificar profissionalmente e ter autonomia financeira”, defendeu a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
Durante os sete meses de execução, o projeto oferece uma ampla gama de serviços, como atendimentos de saúde, capacitações em diversas áreas, atividades culturais, orientação jurídica, além da distribuição de materiais informativos e exibição de vídeos educativos. As atividades começaram em Ceilândia, em dezembro de 2024, e já passaram por Planaltina e Santa Maria. São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol são as próximas cidades a receberem o projeto.
Confira o cronograma do Mães Mais Que Especiais:
– Samambaia: 7 a 12 deste mês – Centro Urbano Samambaia Sul
– São Sebastião: 9/6 a 14/6 – Q. 101 Conjunto 08
– Sol Nascente/Pôr do Sol: 9/6 a 14/6 – SHSN VC 311, Trecho II.