26/04/2025 às 10:02

Inscrições para o programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros vão até 30 de abril

As escolas da rede pública têm até a data final para selecionar as melhores redações e encaminhar à Coordenação Regional de Ensino; o projeto é voltado para alunos do ensino médio

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (30). As escolas da rede pública devem selecionar a melhor redação e enviar para a coordenação regional de ensino (CRE). O texto escolhido deverá ser transcrito na folha de redação oficial do concurso e ser acompanhado da ficha de inscrição, ambas disponíveis no site.

O projeto seleciona estudantes do ensino médio da rede pública para uma experiência dentro do Senado Federal, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania. Este ano, a semana de vivência legislativa será de 18 a 22 de agosto. Ao todo serão 27 estudantes participantes, sendo um de cada estado brasileiro e um do Distrito Federal. Todos participam da vivência ao lado do professor orientador da redação.

O tema da redação deste ano é Emergência climática: pense no futuro, aja no presente | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os jovens serão selecionados a partir de um concurso para escolher a melhor redação sobre o tema Emergência climática: pense no futuro, aja no presente. O conteúdo precisa ter sido feito em sala de aula, conter entre 20 e 30 linhas e seguir as regras do Guia de Redação 2025. Para participar, o jovem deve estar regularmente matriculado em um dos anos escolares do ensino médio da rede pública, ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025 e ter disponibilidade no período da semana de vivência legislativa.

As três melhores redações serão selecionadas pela Secretaria de Educação de cada unidade da Federação para serem encaminhadas ao Senado Federal. A escolha final dos jovens senadores será feita em 13 de junho, com anúncio dos vencedores no dia 27. O regulamento pode ser conferido no link.