15/10/2013 às 18:07

Restrição de funcionamento de bares reflete em índices de homicídio

Medida adotada em diversas regiões administrativas se mostrou positiva para auxiliar a segurança pública

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Brito / Arquivo

BRASÍLIA (15/10/13) – Dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados hoje revelam que o número de mortes violentas diminuiu nas cidades onde o horário de funcionamento de bares sofreu restrições. Em Ceilândia, cidade mais populosa do DF, a redução nos nove primeiros meses do ano chegou a 4,2%.

 

“Sabemos que boa parte das mortes violentas registradas no DF tem ligação com álcool e drogas, e muitas vezes os desentendimentos que ocorrem dentro de bares acabam resultando em morte, principalmente nas regiões administrativas mais afastadas, como Planaltina e Santa Maria”, explicou o secretário de Segurança, Sandro Avelar.

 

Em Ceilândia, a restrição de horário de funcionamento de bares, trailers e quiosques começou em janeiro deste ano e os resultados dessa medida foram sentidos, positivamente, na redução dos casos de crimes violentos.

 

O Varjão, por sua vez, implementou em fevereiro deste ano a diminuição do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais onde há consumo de bebidas alcoólicas.

 

Nessa cidade, desde então, casas de shows, bares, traillers, quiosques e similares devem encerrar suas atividades às 23h, de segunda a quinta-feira; nos domingos e feriados à meia-noite, e nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, encerramento à 1h da manhã em estabelecimentos situados em área comercial.

 

Outra região administrativa a adotar a redução do horário de funcionamento de bares foi o Cruzeiro, cidade que não registrou nenhum homicídio nos primeiros nove meses deste ano.

(F.M./M.M.)