16/10/2013 às 13:19

Aberta consulta pública do Plano pela Primeira Infância

Interessados em enviar sugestões de alteração para o documento têm até a próxima terça-feira (22)

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança

BRASÍLIA (15/10/2013) – Está aberta a consulta pública para cidadãos contribuírem com sugestões para alteração do “Plano Distrital pela Primeira Infância”, que prevê a formulação de políticas públicas para crianças de zero a seis anos, com a proposta de garantir seus direitos na primeira fase da vida.
 

“A essência é garantir o bem-estar da criança. Ainda não temos políticas públicas voltadas para esta faixa etária. O diferencial é que as próprias crianças foram ouvidas e contribuíram com suas sugestões para o Plano”, afirmou a secretária da Criança, Rejane Pitanga.
 

Segundo ela, é importante possibilitar a ampla participação popular na construção do documento, que está em sua versão preliminar, e ficará disponível para receber contribuições da sociedade no site da Secretaria. www.crianca.df.gov.br
 

“É nessa faixa etária (0 a 6 anos) que se encontram grandes desafios para o poder público no sentido de garantir a proteção integral dessas crianças, dada sua condição peculiar de desenvolvimento que, se não tiver a atenção devida, produz consequências negativas permanentes para toda a vida”, descreveu a secretária.
 

O documento é focado em 13 metas gerais que incluem as áreas de saúde, cultura, diversidade, educação, igualdade racial e mais seis metas construídas pelas próprias crianças.
 

Também estão previstos a garantia da saúde às crianças, o estímulo à educação infantil e a ampliação da oferta dos serviços de proteção social básica.
 

Com metodologia específica, as crianças participaram da construção do plano, por meio de rodas de conversas, entrevistas, brincadeiras, oficinas lúdicas e fotografias.
 

(A.S/T.V)