22/10/2013 às 17:09

Governador em exercício comparece a evento de sanção do “Mais Médicos”

DF deve receber, no dia 29, 33 médicos estrangeiros

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, compareceu hoje à cerimônia de sanção da Lei do Programa Mais Médicos, pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
 

“O problema todo se resume à ausência de médicos. O “Mais Médicos” foi uma medida de coragem e busca suprir o descompasso na saúde, não só no Distrito Federal, mas no Brasil todo”, disse Filippelli.
 

O DF recebeu, em setembro, 16 profissionais brasileiros que irão trabalhar no Riacho Fundo (3), Recanto das Emas (2), Samambaia (1), Ceilândia (1), Gama(1) e Santa Maria(1), tanto nas unidades básicas de saúde como nas residências dos pacientes por meio das visitas domiciliares.
 

Nesta semana, a Secretaria de Saúde finaliza os trâmites para receber, no próximo dia 29, 33 médicos estrangeiros.
 

PROGRAMA – Lançado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, e aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, o “Mais Médicos” faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS.

O objetivo é acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.
 

Mais de 95% dos municípios contemplados nesta etapa do “Mais Médicos” recebem investimentos do Ministério da Saúde para melhoria da infraestrutura. Dos 579 municípios contemplados, 557 (96%) participam do programa “Requalifica UBS” e estão recebendo recursos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde.
 

(B.F/T.V)