03/11/2013 às 16:42, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Parque Três Meninas, em Samambaia, terá parte histórica restaurada

Após entrega da área vivencial, governo começou a reformar casarão antigo e casinhas de boneca, considerados monumentos históricos

Por Élton Skartazini, da Administração de Samambaia


. Foto:Hamenon Oliveira/Arquivo

SAMAMBAIA (3/11/13) – Devem ser concluídas, até o final de 2014, as obras de restauração da parte histórica do Parque Três Meninas, em Samambaia. O serviço começou no mês passado, após a conclusão da reforma da área vivencial, e o investimento total é de quase R$ 2 milhões.
 

Nessa segunda etapa, serão reformados o casarão antigo e as três casinhas de boneca que fazem parte da história que dá nome ao parque, tudo construído pela família Pena Marinho, nos anos 1960.
 

Em 2007, o Movimento Amigos dos Parques trouxe à tona, com força, a revitalização do Parque Três Meninas, patrimônio histórico, cultural e ambiental de Samambaia e do Distrito Federal.
 

O Governo Agnelo Queiroz assumiu o compromisso de atender essa demanda da sociedade, e, até o final de 2014, o local deverá estar em plenas condições de uso para a comunidade.
 

“Convidei a Guarda Nacional de Proteção Ambiental para analisarmos a possibilidade de instalar aqui uma unidade dessa organização civil voluntária”, anunciou o administrador regional de Samambaia, Risomar Carvalho, durante visita às obras do local.
 

“Eles dispõem de agentes de proteção e formação de multiplicadores, muito necessários para a educação ambiental e conscientização cidadã no uso e preservação do Parque Três Meninas”, acrescentou o administrador, ao explicar esse projeto de ampliação das atividades realizadas no parque.
 

A ideia é que o Parque Três Meninas se torne um local de excelência à educação ambiental, associada à arte, cultura, esporte, lazer e turismo sustentável.
 

A iniciativa deverá repercutir de modo favorável à preservação de toda a Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek – ARIE JK, corredor verde com seis parques e 29 chácaras remanescentes, localizado entre Samambaia, Ceilândia e Taguatinga.
 

Leia mais:

Parque Três Meninas preserva história de Samambaia

Visitantes do Parque Três Meninas contam com nova infraestrutura
 

(H.O/J.S*)