07/11/2013 às 14:19

Gama receberá corrida com foco na prevenção ao câncer de próstata

Evento está marcado para o dia 17 de novembro e terá circuitos de 5km e 10km de extensão

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

 BRASÍLIA (7/11/13) – O “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, será celebrado no DF com a realização da “1º Corrida Azul”, no dia próximo dia 17, no Gama, evento que pretende despertar a importância de evitar essa doença que, somente no último ano, ceifou a vida de 128 homens, de um total de 832 casos confirmados.

 

“Pedimos para que os homens percam o preconceito em relação ao exame, porque se tivéssemos um diagnóstico precoce, de 128 mortes no ano passado, 110 teríamos salvado. É importante alertarmos cada vez mais a população sobre isso”, frisou o secretário-adjunto de saúde, Elias Miziara.

 

A corrida faz parte da terceira etapa do Circuito SEsp 2013, promovido pela Secretaria de Esporte, e as inscrições serão abertas amanhã (8), às 8h, no site Corredor de Rua.

 

Ao todo, serão disponibilizadas 1 mil vagas, e tanto a largada como a chegada estão marcadas para ocorrer em frente ao Centro Olímpico do Gama, cidade que completa 53 anos este mês. O circuito terá 5km e 10km de extensão.

 

“Fazer uma corrida que vai colocar o tema da prevenção ao câncer de próstata em evidência é muito importante; não pelo fato da corrida em si, mas pela campanha, assim como fizemos com o ‘Outubro Rosa’, que foi muito proveitoso e prazeroso”, lembrou o secretário-adjunto de Esporte, Célio René.

 

De acordo com a primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, o preconceito em relação ao exame preventivo é um dos principais fatores que levam às complicações decorrentes do câncer de próstata.

 

“Na saúde, a parte principal é a prevenção, e, em muitos casos, só temos o diagnóstico quando a doença já está em estágio avançado, o que não é bom. É importante que todos façam esse teste, porque homem que se garante não tem medo da prevenção e do exame de próstata”, enfatizou a primeira-dama.

 

Os interessados em fazer o exame preventivo precisam ter 45 anos ou mais e devem procurar os centros de saúde para marcá-lo.

 

Em seguida, deve aguardar ser chamado para realizar o procedimento em um dos cinco hospitais do DF (Base, Asa Norte, Taguatinga, Gama e Sobradinho) aptos a realizar o procedimento.

 

(F.M./M.D.*)