10/11/2013 às 11:17

Hospital de Base proporciona atendimento integral aos pacientes com câncer

Serviço oferece quimioterapia, radioterapia, exames e cirurgias

Por Da Redação, com informações a Secretaria de Saúde


. Foto: Lula Lopes / Arquivo

 BRASÍLIA (10/11/13) – Desde o início do ano, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) oferece um atendimento integral a pacientes do DF com câncer, que inclui diagnósticos, tratamentos e cirurgias para tumores diversos.

 

“O atendimento da Oncologia do Hospital de Base vem atendendo uma demanda grande de pacientes, e, por isso, buscamos avançar e melhorar cada vez mais para diagnosticar cedo o câncer”, afirmou o chefe da Oncologia Clínica, Gustavo Ribas.

 

De janeiro a agosto deste ano, foram 23.637 procedimentos de radioterapia realizados no hospital. Além do tratamento com medicação, exames e quimioterapias, também são realizadas cirurgias de tumores.

 

Desde o início do ano até junho, 2.482 pessoas receberam tratamento quimioterápico e 235 cirurgias foram realizadas. Na radioterapia, o número de procedimentos realizados é de 3.011 só no mês de outubro.

 

São recebidos diariamente na Oncologia Clínica 20 novos pacientes que confirmaram via biópsia a existência de tumores. Na quimioterapia, esse número duplica, pois um total de 40 pacientes recebem diariamente os medicamentos para tratar a doença.

 

“Em alguns casos, como os tumores de testículos e ovário germinativo (da região onde são produzidas células sexuais), existe a chance de cura. Por isso, queremos alertar a população para a prevenção, o diagnóstico e tratamento precoce”, acrescentou Ribas.

 

SERVIÇO – O atendimento na Oncologia do HBDF é feito no ambulatório de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para começar o tratamento no hospital, é necessário um parecer médico realizado em outras regionais ou postos de saúde e biópsia que comprovem a doença.

 

As marcações de consultas, exames e tratamentos são feitos pelo sistema de regulação do hospital, localizado na Divisão de Documentação e Informação, em frente ao estacionamento do Ambulatório Sul. Em casos de cirurgias, a marcação também é feita pela regulação com o pedido médico.

 

(L.C/J.S*)