08/11/2013 às 11:59

Parque Dom Bosco está de cara nova

Após passar por uma série de obras de melhorias, o espaço de lazer receberá os visitantes com festa neste sábado (9)

Por Da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos


. Foto: Pedro Ventura/ Arquivo

BRASÍLIA (8/11/13) – Após passar por uma série de mudanças, o Parque Dom Bosco, um dos principais pontos turísticos da capital, está de cara nova. Os visitantes poderão conferir as melhorias a partir de amanhã (9), às 10h, quando serão entregues as obras feitas pelo programa “Brasília, Cidade Parque” do GDF, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
 

Os investimentos, de aproximadamente R$ 2,7 milhões, foram aplicados na construção da sede administrativa, do salão de atividades socioambientais, de banheiros e quiosque, na reforma do anfiteatro e capela e na ampliação do estacionamento.
 

Eduardo Brandão, secretário da Semarh, revelou que, além da reforma, o parque passará a contar com veículos elétricos. “A implantação dos veículos vai facilitar o transporte de frequentadores no local. A área tem um declive grande do estacionamento até a orla do Lago, e o carro vai dar mais conforto aos freqüentadores, principalmente quem deixa de ir ao parque porque tem mobilidade reduzida”, contou Brandão. Ele acrescentou que o transporte é um modelo moderno e sustentável, já que, por ser elétrico, não provoca poluição.
 

COMPENSAÇÃO – A revitalização do Parque Ecológico Dom Bosco se dá pela compensação das obras de expansão do Aeroporto Internacional de Brasília pelo consórcio Inframérica.
 

A unidade possui área de 131 hectares, com fauna e flora típicas do cerrado, às margens do Lago Paranoá; oferece trilha de cerca de 2 km, com certo grau de dificuldade pelo relevo acidentado; e dipõe de local próprio para banho no lago. Do espaço, tem-se uma vista panorâmica da área central de Brasília e do Palácio da Alvorada.
 

A área verde também abriga a Ermida Dom Bosco, monumento em homenagem ao padre João Belchior Bosco, que teria sonhado com o surgimento da capital, além de uma capelinha. Na parte inferior, há um anfiteatro a céu aberto com capacidade para 10 mil pessoas. O parque funciona das 6h às 19h, diariamente.
 

FESTA – Após a solenidade de inauguração, de cara nova, o parque receberá, na parte da tarde, a partir das 13h, o evento gastronômico realizado pelos organizadores do Picnik, “QUITUTES NA ORLA”. O programa é aberto a todos.
 

Serviço
 

Entrega do Parque Dom Bosco
 

Data: 9 de novembro de 2013 (sábado)
 

Hora: 10h
 

Local: Parque Dom Bosco, Lago Sul
 

Programação
 

Manhã
 

Mesa de frutas
 

Brinquedos Infláveis
 

Pipoca
 

Algodão doce
 

Tarde
 

Quitutes na Orla – evento gastronômico com a presença de 50 chefs renomados da cidade
 

Hora: das 13h às 17h
 

Música: a partir das 17h, até às 21h com bandas e dj’s locais

(T.V*)