Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/11/2013 às 17:48
Comemoração terá espetáculo teatral no próximo domingo
BRASÍLIA (9/11/13) – O Museu do Catetinho completará, amanhã, 57 anos. A data será comemorada com o espetáculo teatral Palácio de Tábuas, a partir das 10h30.
Durante a peça, o público será convidado pelos artistas a conhecer a saga da construção de Brasília de forma lúdica e interativa ao percorrer os espaços e acomodações do museu.
Realizado ao longo de 2013, o espetáculo em referência a como o Catetinho era conhecido por ter sido construído todo em madeira, já foi visto por mais de cinco mil estudantes da rede pública de ensino do DF.
A montagem faz parte do programa educativo “Visite o Catetinho”, de iniciativa da Tríade Patrimônio, com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural (SUPHAC), da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação do DF.
História – A ideia da construção de uma residência provisória para abrigar o presidente em suas visitas a Brasília surgiu de uma reunião de amigos de JK, no Hotel Ambassador/RJ.
Oscar Niemeyer fez o croqui do Palácio de Tábuas, seu primeiro projeto para Brasília.
Os amigos conseguiram um empréstimo e, em apenas dez dias, construíram a casa. Em torno dela funcionou um núcleo de apoio, com serviços de radiofonia e radiotelegrafia, e um campo de pouso. O nome Catetinho foi sugerido por Dilermando Reis, em alusão ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
Em 10 de novembro de 1956, JK participou da inauguração, assinando também o primeiro despacho no local. À noite, os amigos homenagearam o presidente com uma seresta.
O Catetinho abrigou diretores e engenheiros da Novacap e personalidades que visitavam a cidade em construção, como o presidente de Portugal Craveiro Lopes. A pedido de JK, o Catetinho foi tombado pelo Iphan em 10 de novembro de 1959.
O projeto museográfico do Catetinho procura retomar as referências de época e preservar alguns objetos e o mobiliário original. Imagens fotográficas, bem como outros objetos, complementam as ambientações com o objetivo de propiciar ao público um testemunho vivo da grande aventura que foi a construção de Brasília.
Serviço
Aniversário de 57 anos do Catetinho com apresentação do espetáculo teatral Palácio de Tábua
Data: domingo (10)
Horário: 10h30
Local: Museu do Catetinho
Endereço: BR-040, Km 0, retorno próximo à Polícia Federal
(M.D.*)