Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/12/2017 às 21:02, atualizado em 26/12/2017 às 10:37
Para marcar o início da programação especial no ponto turístico, Orquestra Sinfônica fez apresentação gratuita. Esplanada dos Ministérios também recebeu luzes de Natal
Cerca de 2 mil pessoas assistiram atentas à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, na noite deste domingo (17), na Torre de TV de Brasília, no Eixo Monumental. Os músicos tocaram clássicos, canções natalinas e composições famosas, como Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana.
O espetáculo, gratuito, marcou o início do Natal Monumental, evento que segue no ponto turístico de 23 a 25 de dezembro. Na cerimônia de abertura, também foram acesas as luzes da torre, que ganhou decoração especial.
As atrações reuniram brasilienses e turistas de todas as idades. Leidiany Steffany Sousa, de 30 anos, e Cleiton Correa Silva, de 40 anos, vieram de Unaí (MG) especialmente para assistir à orquestra sinfônica.
Eles trouxeram as filhas Eduarda de Paula, de 10 anos, e Laura de Paula, de 3 anos. Para o casal, o evento foi uma ótima oportunidade de enriquecimento cultural. “Sempre tive vontade de ver a orquestra”, contou Leidiany.
Presente no evento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que o objetivo é que Brasília, ao longo do tempo, se torne a capital do Natal e que seja um instrumento de atração de turistas.
O chefe do Executivo também falou da importância da data. “Isso é um investimento no sentido de dar qualidade de vida à população. É importante que as pessoas tenham um momento de celebração, como o Natal e o ano-novo, na companhia de suas famílias.”
O Natal Monumental é organizado pela entidade sem fins lucrativos Amigos do Futuro e conta com o apoio da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer. “Cidades que investem numa programação de Natal atraente acabam conquistando muitos turistas”, disse o secretário de Turismo, Jaime Recena, que também participou do evento na torre.
De 23 a 25 de dezembro, além dos eventos culturais, também haverá uma arrecadação solidária.
O público que for à Torre de TV poderá doar alimentos não perecíveis, agasalhos, brinquedos e livros infantis. Tudo será distribuído posteriormente a instituições sociais da cidade.
O governador aproveitou a noite para ver as luzes de Natal da Esplanada dos Ministérios, também acesas hoje (17). Com árvores coloridas, o canteiro central tem atraído motoristas que param os carros para tirar fotos.
O Museu da República também ganhou decoração, iluminado com projeções feitas pelo diretor artístico Bruno Caramori.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
A iluminação natalina segue na Esplanada e na Torre de TV até 6 de janeiro.
Um convênio da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer com a Companhia Energética de Brasília (CEB), no valor de R$ 190.983,09, garantiu a iluminação da Esplanada dos Ministérios e de monumentos como o Congresso Nacional, o Palácio do Buriti e a Ponte JK.
O recurso foi investido em mangueiras, lâmpadas de LED e refletores, e o acordo incluiu montagem, desmontagem e o fornecimento do material.
O serviço na Torre de TV e no Museu da República tem contratos separados.
Edição: Marina Mercante