13/11/2013 às 10:39

Conselheiros tutelares recebem treinamento no sistema de registro de dados

Curso informa sobre cadastramento de crianças e adolescentes atendidas pelos Conselhos Tutelares

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (13/11/13) – Os conselheiros tutelares do DF recebem até o dia 3 de dezembro um curso sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), utilizado no registro e tratamento de informações para a promoção e defesa dos direitos fundamentais previstos em lei.
 

“O SIPIA será implantado no Distrito Federal. Ele é um cadastro nacional para os Conselhos Tutelares, em que serão inseridas as informações de crianças e adolescentes atendidas nestes órgãos, o que permitirá a atualização das estatísticas de violação dos direitos e subsidiar a elaboração de políticas públicas”, explicou a Secretária da Criança, Rejane Pitanga.
 

Serão capacitadas oito turmas de 20 alunos cada, e carga horária total de 16 horas, com conteúdo teórico e prática no ambiente de treinamento do sistema.
 

As novas funcionalidades criadas no SIPIA permitem coletar informações de violações de direitos de crianças e adolescentes; gerar estatísticas para visualizar um panorama do município; consolidar relatórios estatísticos, como fomento à adoção de medidas protetivas; e análise da situação local.
 

Essas iniciativas mantém um cadastro das Crianças, dos fatos, das medidas, e registra informações dos órgãos e entidades de atendimento.
 

O SIPIA foi criado em 1997, no contexto da Política de Direitos Humanos (SDH) e gerido, a partir 2003, pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 

(L.C/T.V)