16/11/2013 às 21:42

Moradores de São Sebastião realizam exames durante “GDF Junto de Você”

Tenda da Saúde e Carreta da Mulher ficam na cidade até amanhã (17)

Por Fábia Andres, da Agência Brasília


. Foto:Mary Leal

SÃO SEBASTIÃO (16/11/13) – A Tenda da Saúde, montada para o projeto “GDF Junto de Você”, foi uma das mais movimentadas durante o segundo dia do evento em São Sebastião. A população pôde realizar testes de glicemia, colesterol e triglicerídeo e aferir a pressão arterial. Médicos e enfermeiros trabalham no local até amanhã (17) prestando atendimento à comunidade.
 

“As pessoas chegam, realizam os exames e são orientadas pelos profissionais. Se o caso for mais grave,  esse paciente é acompanhado ao Posto de Saúde para um atendimento maior”, explicou Charlene Mangolin, Gerente de Politicas e Programas.
 

São Sebastião conta atualmente com uma UPA, um Centro de Saúde tradicional, 17 equipes de saúde da família e uma casa de parto.
 

A Médica da Família e Comunidade, Ligia Vilela, atua em São Sebastião há oito anos. De acordo com ela a implantação da UPA auxiliou muito a questão da saúde familiar. “Uma força tarefa foi montada para atender o núcleo rural. Uma vez ao mês levamos os serviços até eles. Acompanhamos os casos de diabetes e hipertensão que são mais frequentes, aconselhando sempre a eles que tomem a medicação”, explicou a média, que ressaltou o fato de o Programa ser contínuo e visar sempre ao trabalho de prevenção.
 

CARRETA – Além dos serviços oferecidos na Tenda da Saúde as mulheres de São Sebastião podem realizar exames na unidade móvel da Secretaria de Saúde. A Carreta da Mulher está estacionada em frente a Regional de Saúde e deve atender 150 pessoas diariamente. São 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer por dia. Com o resultado do exame em mãos, o médico dará todo o suporte, como o encaminhamento para consulta, tratamento ou outro exame complementar, sempre que necessário.
 

Para realizar um dos exames da Carreta da Mulher é preciso procurar a unidade móvel em frente a Regional de Saúde, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e aguardar pelo atendimento.
 

(F.A/T.V*)