" /> ">

17/11/2013 às 19:49

Centro de mídia livre atrai centenas de jovens a São Sebastião

Ação, coordenada pela Secretaria de Governo, fez parte do “GDF Junto de Você”

Por Fábia Andres, da Agência Brasília


. Foto:Mary Leal

SÃO SEBASTIÃO (17/11/13) – O Centro de mídia livre – Estúdio Colaborativo instalado no “GDF Junto de Você” e coordenado pela Secretaria de Governo, em São Sebastião, atraiu centenas de crianças e adolescentes que têm interesse em aprender sobre novas mídias e divulgar o próprio trabalho.
 

No espaço, os jovens participam de oficinas de audiovisual que ensinam a construir coletivamente desde a pauta, passando pela produção do roteiro, captação, edição até a finalização do produto que será apresentado neste último dia de atividades.
 

Ao longo da programação, foram realizados vários debates sobre educação, cultura, arte, comunicação e as novas tecnologias da informação, com o objetivo de dar voz e vez aos “excluídos” e valorizar sempre a cultura local.
 

De acordo com Vinicius Borba, do movimento Radicais Livres S/A do DF, a ideia é fortalecer as mídias livres para que a população tenha a oportunidade de mostrar o seu talento através da internet, produzindo e divulgando o próprio material. “O povo de São Sebastião tem história, criatividade e muitas coisas positivas para mostrar. Nem todos conseguem espaço nas grandes mídias para divulgar o seu trabalho e a internet é uma porta aberta a todos”, afirmou o jornalista.
 

A estudante Talita Santiago dos Santos, de 13 anos, participou das oficinas e ficou maravilhada com tudo o que aprendeu. “Gostei muito da experiência de trabalhar com a imagem, criar, editar e pretendo passar o conhecimento adiante”, contou a jovem.
 

O educador e comunicador Diego Mendonça, coordenador do espaço, conta que a disputa por uma vaga no stand é grande. Para conseguir atender todos os jovens que procuram o estúdio foi preciso fazer um rodízio e limitar o tempo de cada um para que todos tenham acesso ao aprendizado.
 

A Roda de Conversa encerra hoje com um debate sobre “Internet Livre e Democratização da Comunicação” e a apresentação dos trabalhos de vídeo realizado pelos jovens.
 

(F.A/T.V*)