17/11/2013 às 21:51

Carreta da Mulher fica em São Sebastião até dezembro

Moradoras poderão realizar exames preventivos de câncer, mamografia e ecografia

Por Fábia Andres, da Agência Brasília


. Foto:Mary Leal

SÃO SEBASTIÃO (17/11/13) – O “GDF Junto de Você” encerra suas atividades hoje, mas a Carreata da Mulher segue em São Sebastião até o dia 6 de dezembro. No espaço, as mulheres podem realizar exames: são 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer por dia. Ao todo, 15 profissionais auxiliam a população.
 

Segundo a enfermeira responsável, Ninnonrose Cortez, a cidade tem 40 mil mulheres. “Temos uma população que ultrapassa a do Paranoá, e o nosso hospital de referência hoje é o do Paranoá. Temos um Posto de Saúde que atende a população, então esse trabalho de levar mais ajuda é de extrema importância para a mulher. Muitas coisas podem ser ensinadas e praticadas em casa, uma forma simples e barata de prevenção”, afirmou a enfermeira.
 

Essa é a segunda vez que a carreta vem a São Sebastião, para a felicidade da doméstica Maria Do Livramento, de 45 anos. “Vir aqui é sempre mais rápido e prático. A saúde aqui está melhorando, tem uns programas legais como este, mas, é muita coisa para mudar e temos que reconhecer que quatro anos é pouco tempo para mexer em tudo. O bom é que a mudança já está aparecendo, aos poucos ela vai acontecendo, e é isso que nós queremos”, diz ela.
 

Para quem tem acima de 45 anos não é necessário pedido médico para realizar a mamografia. Basta comparecer à unidade móvel localizada junto à administração regional e agendar o horário do exame. “Devido à grande procura pelo serviço, as pessoas estavam dormindo na fila. Com isso, criamos um horário de agendamento. Os interessados agendam conosco um horário, vêm, fazem o exame e vão embora”, informou Ninnonrose Cortez.
 

COMO PARTICIPAR – As mulheres devem procurar a unidade móvel em frente à regional de saúde, das 7h às 9h e das 13h às 15h para agendar o exame. Na hora do exame, devem ser apresentados documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

(F.A/T.V*)