19/11/2013 às 12:47

Dentistas e técnicos recebem aperfeiçoamento em odontopediatria

Treinamento aborda técnicas modernas para tratar cáries em crianças

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação/ABO

SAMAMBAIA (19/11/2013) – Profissionais de saúde bucal, da Regional de Saúde de Samambaia, participam do 2°Curso de Atualização em Odontologia. O curso, que começou na última quarta-feira (13), terá aulas nos dias 20 e 27 de novembro, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), campus de Samambaia. Aproximadamente, 40 profissionais participam da capacitação.

 

Para o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, capacitações como essa são importantes para o atendimento infantil. “Esse curso representa um avanço no aperfeiçoamento das técnicas, principalmente com repercussão no programa “Cárie Zero”, proporcionando grandes benefícios no desenvolvimento da criança”, afirmou Teles.

 

A capacitação abrangerá as áreas de Odontopediatria, Odontologia Social e Preventiva, na Estratégia de Saúde da Família, com foco no atendimento ao público infantil, especialmente na primeira infância (0 a 3 anos), além de abordar questões sobre a equipe de saúde bucal inserida dentro da Estratégia da Saúde da Família.

 

“Esse treinamento oferece aos servidores da regional a possibilidade de atualização nos procedimentos preventivos na primeira infância e também aos seus cuidadores, levando em consideração o fato de que quando os hábitos saudáveis são instalados, precocemente, mais eficazes e duradouros eles serão”, informou a coordenadora de Odontologia de Samambaia, Aline Portugal.

 

O curso tratará, ainda, das particularidades da amamentação, além de orientar como introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebê. O treinamento deve potencializar a atuação dos profissionais no programa “Cárie Zero”, oferecido pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), que faz o acompanhamento preventivo da saúde bucal de crianças de 0 a 6 anos de idade.

 

SAMAMBAIA – A regional conta atualmente com 11 equipes de saúde bucal, 23 técnicos e 28 dentistas, que oferecem atendimentos odontológicos à população nos centros de saúde e clínicas da família, como serviços de educação em saúde e de prevenção, além de procedimentos básicos em odontologia, como profilaxia (limpeza), periodontia básica (tratamento das gengivas), restaurações e pequenas cirurgias ambulatoriais.

 

(V.F./T.V*)