Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/11/2013 às 12:48
Procedimento começará às 14h
BRASÍLIA (20/11/13) – Nesta quarta-feira (20), a partir das 14h será realizado o primeiro transplante de Medula Óssea (TMO), no Instituto Cardiologia, no Cruzeiro. O transplante ocorrerá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e utilizará as células do próprio paciente. A coleta e processamento do material sanguíneo ocorreram no último dia 9, na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).
Para que o procedimento seja concretizado, o Instituto de Cardiologia, hospital credenciado pelo SUS como Centro Transplantador, e a Fundação Hemocentro de Brasília precisaram trabalhar em parceria para garantir a qualidade do transplante.
Os procedimentos começaram no dia 9, quando o Hemocentro processou e congelou a primeira bolsa de células-tronco, colhida do paciente encaminhado pelo Hospital de Base do DF ao Instituto do Coração/FUC. A amostra de sangue é do próprio paciente, que será submetido a um transplante de medula óssea autólogo -quando as células utilizadas no transplante provêm dele mesmo.
“Podemos dizer que o processamento desse primeiro Transplante de Medula Óssea (TMO) é o início do processo no SUS, no Distrito Federal. Outros hospitais no futuro poderão se credenciar como Centros Transplantadores, aumentando assim a oferta de transplante no sistema público de saúde do DF, para que os pacientes não precisem se deslocar para outros estados, como acontecia até agora”, disse Beatriz Mac Dowell Soares, diretora-presidente da FHB.
(M.D.*)