20/11/2013 às 20:43

Brasília pode sediar mais cinco edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sugestão foi feita hoje pelo ministro Raupp, que fez avalição otimista da 14ª edição realizada em outubro, no Parque da Cidade, em parceria com o GDF

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (20/11/13) – Brasília pode sediar as próximas cinco edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). A proposta foi feita, nesta terça-feira (20), ao governador Agnelo Queiroz pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, que exibiu um balanço considerado “altamente positivo” da última edição, realizada com apoio do GDF no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
 

“O balanço é altamente positivo. Superamos todos os resultados já alcançados em todas as ‘Semanas’ realizadas anteriormente. Por isso, queremos fazer um acordo com o GDF para os próximos cinco anos”, avaliou o ministro, em reunião com o governador no Palácio do Buriti.
 

Segundo ele, aproximadamente 105 mil pessoas – entre estudantes, técnicos e comunidade em geral – participaram da Semana, realizada de 21 a 27 de outubro. No local, onde estavam presentes 328 expositores em 72 estandes, o público pôde participar de 394 atividades.
 

Entre as principais atrações, estava a competição nas modalidades basquete, futebol e vôlei, com atletas virtuais; além de programas virtuais simuladores com as Forças Armadas.
 

“O ministério pode contar com o GDF como parceiro estratégico para o fomento de ciência e tecnologia. Nós tomamos uma decisão que é transformar Brasília em uma capital referência nesse ramo para alavancar nosso desenvolvimento e, também, para atraírmos empresas do ramo para gerar emprego e renda”, destacou o governador.
 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Glauco Rojas, informou que o GDF, além de disponibilizar o local,  forneceu ônibus gratuito para fazer o trajeto de estudantes e comunidade em geral da Rodoviária do Plano Piloto até o Pavilhão.
 

Além disso, outras ações foram a limpeza, feita pelo SLU, o apoio à logística para instalação das tendas, e a organização feita pelos órgãos de Segurança e pela Secretaria de Educação para levar estudantes da rede pública.
 

“O GDF tomou a decisão estratégica para alavancar a área de Ciência e Tecnologia e esse evento dialoga com essa decisão, porque estamos dando a oportunidade de jovens conhecerem essa área com proximidade”, disse Glauco Rojas.
 

Raupp também elogiou o desempenho, na área de Ciência e Tecnologia, do GDF, ao citar a cessão de uma área para construção do Museu de Ciência e Tecnologia, que funcionará ao lado do Planetário.
 

“Também temos que enaltecer a reestruturação da FAP (Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia)”, complementou o ministro. A entidade remodelou a gestão para operar melhor contratos e convênios, além de atuar para oferecer bolsas de estudo para pesquisas científicas.
 

Segundo o ministro, o tema da Semana de 2014, prevista para ser realizada de 13 a 19 de outubro, será “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”.
 

(A.S/T.V*)