Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/01/2018 às 12:33, atualizado em 31/01/2018 às 19:40
Iniciativa visa facilitar o registro e o licenciamento de empresas. Em 2017, foram feitos 24.410 atendimentos, e mais de 3 mil pessoas participaram das capacitações gratuitas. O governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura do evento nesta manhã
A família do estudante de administração Pedro Lélis, de 19 anos, mora em Sobradinho e tem uma vidraçaria na região. Como a maior parte da clientela é do Plano Piloto, eles resolveram abrir uma loja na Asa Norte.
Como Pedro será o responsável, precisou se registrar como microempreendedor individual. “Meus pais estão envelhecendo e passando o negócio para mim”, disse o jovem.
Ele aproveitou esta quarta-feira (31) para participar do Mutirão da Simplificação em Sobradinho e resolver essas questões burocráticas.
Ele ainda vai assistir a uma palestra promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF) sobre o Prospera, programa de microcrédito do governo de Brasília.
[Olho texto=”“Estimular o empreendedor é estimular a criação de empregos”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O mutirão fica no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho, até sexta-feira (2). Esse é o primeiro de 2018. A previsão é atender 600 pessoas e capacitar 250 até 2 de fevereiro.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, passou por lá nesta manhã. “De maio até dezembro de 2017 tivemos 44 mil desempregados a menos no DF graças, em grande parte, a esse esforço colaborativo do governo e do Sebrae no sentido de incentivar esses que são grandes empregadores”, disse.
O chefe do Executivo local destacou ainda os avanços em relação à diminuição da burocracia para micro e pequenos empreendedores. “O licenciamento digital, por exemplo, dá mais agilidade para quem quer regularizar o negócio ou dar baixa. Estimular o empreendedor é estimular a criação de empregos.”
O secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Antônio Valdir Oliveira filho, também participou da cerimônia. “O nosso ambiente empreendedor melhorou muito. O que precisamos agora é popularizar essa informação”, avaliou.
O objetivo do mutirão é fornecer orientações sobre registro e licenciamento de empresas, bem como capacitações e consultorias.
“Temos palestras, cursos e consultorias disponíveis para todos os micro e pequenos empresários da região. E, graças à parceria com o governo de Brasília, é tudo gratuito”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae-DF, Rodrigo de Oliveira Sá.
Todas as informações repassadas são de acordo com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Distrito Federal (Redesimples).
Em 2017, houve cinco Mutirões da Simplificação. Os atendimentos contam pela primeira vez com a simplicidade do sistema de Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), que acelera a abertura e o fechamento de negócios no Distrito Federal.
No ano passado, 1.056 pequenos negócios deram entrada no RLE e 378 empresas foram licenciadas. Ao todo, 24.410 pessoas passaram pelos atendimentos e mais de 3 mil participaram das capacitações.
As inscrições para palestras e oficinas, bem como toda a programação, estão disponíveis no site (www.df.sebrae.com.br) ou na central de atendimento do Sebrae-DF, pelo telefone 0800 570 0800.
A redução do desemprego é, segundo Rollemberg, fruto dos esforços do governo em “arrumar a casa desde 2015”. Entre outras ações, ele destacou:
“Tomamos as medidas necessárias para arrumar a casa e as consequências vocês podem ver: servidores, fornecedores e prestadores de serviço recebem em dia. Podemos fazer novas nomeações. Enquanto 136 policiais militares foram assassinados no RJ em 2017, aqui tivemos a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos”, disse.
Pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante visita ao Mutirão da Simplificação em Sobrainho.
Edição: Paula Oliveira