25/11/2013 às 17:29

Centro de saúde de Samambaia tem atendimento ampliado em 30%

Aumento é justificado pelo reforço de médicos cedidos por programas do governo federal

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 SAMAMBAIA (24/11/13) – O Centro de Saúde nº 3 de Samambaia conseguiu ampliar para 75% a cobertura de Estratégia em Saúde da Família (ESF) na área de abrangência da unidade, que corresponde a aproximadamente 28 mil moradores. Esse aumento é justificado pelo reforço de três médicos cedidos por programas do governo federal.

 

Para a diretora regional de Atenção Primária à Saúde, Paula Garcia de Araújo, esse reforço trouxe, sobretudo, qualidade para a comunidade. “A vinda desses médicos não só aumentou o atendimento em números, mas em qualidade dos serviços para uma população que é mais vulnerável”, enfatizou.

 

A unidade recebeu, em setembro, dois profissionais brasileiros, ainda da primeira fase do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, e, em fevereiro, um médico do “Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica” (Provab), o que possibilitou cobrir três equipes da ESF que estavam incompletas.

 

“A vinda desses profissionais representou uma ampliação equivalente a mais trinta por cento da cobertura atual. Com isso, é possível garantir hoje 75% de cobertura do território”, explicou o gerente do centro de saúde, Marcos Antônio Trajano. As três equipes formadas com esses médicos possibilitaram a ampliação do atendimento para mais nove mil moradores da área.

 

Antes, o setor, denominado como Expansão de Samambaia, tinha apenas 45% de cobertura. Hoje são seis equipes completas, todas formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, e três delas contam com dentistas. O gerente explicou ainda que a formação de mais duas equipes garantirá uma cobertura total na localidade.

 

“Houve a ampliação do atendimento e da qualidade dos serviços prestados para aquela comunidade, e essa foi também uma determinação do governo. Além disso, aumentou o grau de satisfação daquela população, que é mais vulnerável e está em fase de estruturação”, relatou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

 

Atualmente o atendimento das equipes ESF do centro de saúde abrange os moradores das quadras 427, 429, 431, 433, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1029, 1031, 1033 e zona rural, e a assistência nas quadras 1029, 1031 e 1033 é realizada pela atenção básica, que, segundo o gerente, será futuramente substituída por duas equipes de ESF que são as que faltam para alcançar cem por cento de cobertura no local.

 

(K.I./M.D.*)