Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
08/02/2018 às 10:03, atualizado em 08/02/2018 às 10:41
Mostra ficará aberta ao público no Espaço Israel Pinheiro até 28 de março. Foi montada com base em pesquisas e no acervo doado pela família do engenheiro
Constituída de 10 painéis temáticos e 30 fotos históricas, a exposição Israel Pinheiro, o homem que dirigiu a construção de Brasília destaca a vida do pioneiro e primeiro presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
O engenheiro Israel Pinheiro, profissional de confiança do ex-presidente Juscelino Kubitschek, dirigiu a companhia em 1956 e foi também o primeiro prefeito de Brasília, em 1960.
A Mostra, aberta em 5 de fevereiro, ficará em exposição no Espaço Israel Pinheiro até 28 de março. Mineiro de Caeté, nascido em 1896 e formado em engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto, ele tinha biografia sólida quando foi convidado por Juscelino para assumir a Novacap.
Israel considerava a mudança da capital para o Centro-Oeste um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico do País. Dedicado à tarefa de erguer a moderna capital, ele começava a jornada às 6 horas e finalizava só às 20 horas.
[Olho texto=”Por sua dedicação, Israel Pinheiro obteve reconhecimento internacional como condutor da construção de Brasília” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Quando não se encontrava no escritório da Novacap, à época na Candangolândia, estava numa rural Willys percorrendo obras. Por seu empenho, obteve reconhecimento internacional como o condutor da construção da cidade.
Após a inauguração, Israel foi empossado como prefeito de Brasília e administrou a cidade por nove meses. Ele foi responsável pela criação de órgãos como as Fundações Educacional, Hospitalar e Zoobotânica.
Em 1965, foi governador de Minas Gerais. Morreu em 6 de julho de 1973, em Belo Horizonte, aos 77 anos.
A exposição, criada em 2016 pelo Arquivo Público do DF para celebrar os 60 anos da Novacap, foi montada com base em pesquisas e no acervo doado pela família do engenheiro.
Exposição Israel Pinheiro, o homem que dirigiu a construção de Brasília
De 5 de fevereiro a 28 de março
No Espaço Israel Pinheiro (Praça dos Três Poderes, Bosque da Constituinte)