03/12/2013 às 09:40

Colégio Militar Tiradentes terá nova sede

Escola que leciona para filhos de policiais militares e civis atenderá cerca de 2 mil estudantes 

Por Leandro Cipriano, com informações da Polícia Militar do DF


. Foto:Divulgação/PMDF

BRASÍLIA (3/12/13) – O Colégio Militar Tiradentes (CMT), que leciona para filhos e dependentes de policiais militares e civis, terá uma nova sede no Setor Policial Sul para atender cerca de dois mil alunos. A previsão da Polícia Militar do DF é que a licitação esteja concluída até o início de 2014.
 

“A expectativa é que em aproximadamente um ano e meio já teremos construído parte dos dois blocos da nova sede, para atender estudantes do 6° ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio”, afirmou a comandante do colégio, tenente-coronel da PMDF Priscila Riederer Rocha.
 

Atualmente a CMT funciona em um espaço provisório no Setor Policial Sul e possui legislação própria, sem vínculo com a Secretaria de Educação do DF. A nova sede será próximo à atual, com sua pedra fundamental prevista para ser lançada em fevereiro de 2014.
 

Neste ano de 2013, foi concluído o projeto de urbanização da unidade. Em breve, a escola ganhará uma quadra poliesportiva e um campo de futebol.
 

No mês passado foi inaugurada a biblioteca do Colégio Militar Tiradentes, com o acervo de quase 9 mil livros. As salas de aulas também foram todas equipadas com ar-condicionado.
 

MARCO – Em um ano e meio de funcionamento, o CMT se tornou um marco no ensino do Distrito Federal, com estudantes que conseguiram se destacar em competições educacionais e atléticas no DF e no país. Até o momento, 219 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental estudam no local.
 

De acordo com a tenente-coronel Priscila, os pais buscam no Colégio Militar Tiradentes valores que não fazem parte da rotina de muitas escolas.
 

“A gente ensina o respeito às diferenças, ética, moral, culto aos símbolos nacionais e disciplina”, explicou a comandante ao lembrar que a escola começou com apenas 80 alunos, que entraram por meio de sorteio.
 

Atualmente o ingresso no CMT é feito por concurso. Além das matérias básicas, o Colégio Militar oferece aulas de capoeira e xadrez.
 

CONQUISTAS – O ensino diferenciado reflete em bons resultados em competições estudantis. A estudante Amanda Sabino, 12 anos, ganhou medalha de bronze na última Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
 

O estudante Ivan Neudir, 12 anos, ficou em 1° lugar na última etapa do Encontro Interescolar de Xadrez, em outubro. Na primeira participação dele em competições oficiais, o adolescente ficou em 22º lugar, superando mais de 60 competidores.
 

O aluno Pedro Vitor, 12 anos, conseguiu ficar em terceiro lugar no pan-americano de artes marciais. Com o resultado, o jovem carateca ganhou o direito de representar o Brasil no mundial da categoria disputado em novembro do próximo ano, na Argentina.
 

(L.C/T.V*)