Policiamento reforçado, campanha de prevenção de acidentes, café da manhã nas escolas e eleição direta para diretor são algumas das novidades para este ano

" /> Policiamento reforçado, campanha de prevenção de acidentes, café da manhã nas escolas e eleição direta para diretor são algumas das novidades para este ano

">

08/02/2012 às 03:00

Volta às aulas na rede pública

Policiamento reforçado, campanha de prevenção de acidentes, café da manhã nas escolas e eleição direta para diretor são algumas das novidades para este ano

Por

Da Redação

As aulas na rede pública do Distrito Federal retornaram nesta quarta-feira (8) para mais de 540 mil alunos de 649 escolas. O GDF preparou diversas novidades para alunos, professores e gestores. O Batalhão Escolar e o Departamento de Trânsito do DF estão realizando ações de prevenção a acidentes em locais próximos a instituições de ensino. Crianças de 78 escolas receberão café da manhã produzido com produtos da agricultura familiar. Além disso, a autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ampliou o horário de atendimento para inscrição e recadastramento no programa Passe Livre Estudantil. Outra novidade é Gestão Democrática, que prevê eleição para os diretores das escolas.

A Polícia Militar reforçou o policiamento nas portas das escolas e nas áreas de maior trânsito de veículos e pedestres. Agentes do Detran-DF estão realizando ações educativas nos mesmos locais. Motoristas estão sendo instruídos sobre como proceder na proximidade das escolas, evitando congestionar o trânsito nas redondezas e estacionar de forma indevida, entre outras infrações comuns.

Café da manhã – A partir de hoje, alunos de 78 escolas – 75 em zona rural e do Itapoã, Condomínio Sol Nascente (Ceilândia) e Estrutural, poderão contar com café da manhã produzido por pequenos agricultores, por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF), sancionado ontem (7) pelo governador Agnelo Queiroz. Os produtos do Papa-DF também serão usados no almoço e no lanche da tarde.

Pais, alunos e funcionários também poderão escolher seus diretores, sem influências ou indicações políticas. É a Gestão Democrática, também sancionada nessa terça-feira pelo governador Agnelo Queiroz. A lei ainda institui várias outras mudanças no sistema educacional, como a valorização do professor, maior autonomia político-pedagógica e mais participação dos estudantes e da comunidade nos processos decisórios.

Passe Livre – Como muitos alunos não conseguiram se cadastrar ou se recadastrar no Passe Livre – benefício que garante a gratuidade para alunos usuários do transporte público – o DFtrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) estendeu em uma hora o atendimento aos alunos nos postos do Passe Livre, que será realizado das 8h às 18h, sem interrupções. Os alunos poderão se dirigir as unidades (confira os locais neste link) normalmente, com a documentação completa e realizar os procedimentos para a aquisição do benefício.

00020311